O prazer do Percurso
Um passeio pela paisagem histórica de Botafogo

Augustus Earle
(Londres, 1793 — Londres, ca. 1839)

Augustus Earle foi um pintor e desenhista inglês especializado em paisagens, cenas de gênero e retratos. Filho do pintor norte-americano James Earle.

Em 1807 iniciou seus estudos na Real Academia de Artes de Londres onde teve como colegas Turner e Charles Landseer.

Expôs algumas vezes em Londres antes de partir em 1815, para uma demorada viagem pelo Mediterrâneo. Visitou a Sicília, a ilha de Malta, a Tunísia e a Líbia. Voltou em 1817 para, logo no ano seguinte, empreender mais e maiores viagens pelo mundo em satisfação ao seu espírito curioso e aventureiro. Começou pelos Estados Unidos e em 1820 já estava no Rio de Janeiro em sua primeira permanência que durou dois meses.

Seguiu sua viagem visitando o Chile e o Peru. Porém, no ano seguinte retornou ao Rio de Janeiro onde permaneceu até 1824. Durante essa estada, conheceu e tornou-se amigo ("a close friend", segundo Ana M. Belluzzo) da escritora e artista Maria Graham a quem deu três ilustrações destinadas para o livro Journal of a Voyage to Brazil.

Produziu vários trabalhos durante esse período, muitos ligados à escravidão e aos costumes dos negros: Punição de negros em Calabouço, Cena de negros (dançando) o fandango, O Campo de Sant'Ana e Brincadeiras (games) durante o Carnaval. Pintou, ainda, paisagens e uma série de retratos.

créditos | contato | Fundação Casa de Rui Barbosa