O prazer do Percurso
Um passeio pela paisagem histórica de Botafogo

Johann Baptist Emanuel Pohl
(1782 - 1834)

Foi um médico, geólogo e botânico austríaco. Nasceu em Kanitz, na Boêmia, aos 22 de fevereiro de 1782. Devotou-se com singular paixão à botânica, tornando-se professor desta disciplina na Universidade de Praga.

Foi conservador do Real e Imperial Gabinete de História Natural do Imperial Museu do Brasil, em Viena. Integrou a Missão Austríaca ao Brasil entre 1817 e 1822, posterior ao casamento da arquiduquesa Maria Leopoldina de Áustria com o príncipe D. Pedro de Alcântara, futuro imperador D. Pedro I.

Veio como encarregado da parte de mineralogia, assumindo depois a de botânica. Desligou-se da expedição e empreendeu uma viagem de quatro anos pelo interior do Brasil, atravessando o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. De sua viagem publicou "Viagem no Interior do Brasil. Empreendida nos Anos de 1817 a 1821 e Publicada por Ordem de Sua Majestade o Imperador da Áustria Francisco Primeiro" e uma obra botânica, "Plantarum Brasiliae icones et descriptiones hactenus ineditae" ("Ícones e descrições de plantas do Brasil até agora inéditos").

créditos | contato | Fundação Casa de Rui Barbosa