Identificação
A construção que abriga o Museu-Casa de Rui Barbosa foi erguida em 1850 e foi ocupada de 1893 a 1923 pela família Rui Barbosa. A Casa foi adquirida pelo Governo Federal em 1924 e inaugurada em 1930 como o primeiro museu casa do Brasil, tendo como missão a preservação da memória de seu patrono.
O conjunto edificado do Museu Casa de Rui Barbosa foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938, e o legado a preservar compreende o conjunto formado pelo jardim e o edifício histórico, sua extensa biblioteca, mobiliário e objetos pessoais da família Rui Barbosa. O valor de seu conjunto – coleções, casa, jardim – supera a soma das partes, sendo todo um contexto patrimonial a ser preservado.
Ao longo de sua existência de mais de cento e cinquenta anos, o conjunto passou por inúmeras transformações, relacionadas principalmente aos processos históricos, de uso, de envelhecimento natural dos seus materiais constitutivos e das agressões ambientais decorrentes das transformações do seu entorno