O acervo, com cerca de 9.000 folhetos de cordel, sob a guarda da Biblioteca, está disponível para consulta online por meio de suas referências catalográficas, que podem ser consultadas por índices, como o de autor, título, assunto, local de publicação, editora/tipografia, data, gênero literatura de cordel, na base de dados da Biblioteca.

Desse conjunto, cerca de 2.340 folhetos dos autores relacionados em poetas e cantadores estão disponíveis em versão digital, com suas versões originais e variantes. São consideradas "variantes" as edições que trazem alguma alteração do original, sejam pequenas modificações de conteúdo, na capa e contracapa ou outra autoria da mesma história e, portanto, o acróstico na última estrofe diferente.

Os assuntos utilizados na indexação dos folhetos digitais estão listados no Vocabulário de cordel, acessível no quadro alfabético abaixo.

Para acessar o conjunto de folhetos, digite abaixo palavra, frase, digite abaixo:

Utilize o vocabulário de cordel abaixo para facilitar as suas pesquisas. Para voltar a esta página a partir das páginas de cada letra, utilize o botão "Voltar" do seu browser.

A

BCDE
FGHIJ
KLMNO
PQRST
U VWXY
Z    

 

 

 

 

 

 

Sinalizadores:

NA: “nota de aplicação” assinala o sentido em que é usado o termo ou palavra-chave.
UP: “usado para” assinala aqueles termos que foram substituídos.
USE:“use” indica o termo privilegiado.