L

Lambada (Dança)
NA Espécie de dança e música sensual e alegre, síntese de elementos negróides, caribenhos e brasileiros, entre outros, e dançada por pares enlaçados.

Língua portuguesa
NA Língua indo-européia, do ramo itálico, grupo latino, originária do latim, mais específicamente, do latim vulgar; é a língua oficial de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe; é também falada em Goa, Macau.

Literatura brasileira
NA Conjunto de obras literárias de reconhecido valor estético, época, gênero etc. pertencentes ao Brasil.

Literatura de cordel
NA Literatura popular em versos ou em prosa sobre temas tradicionais, fatos atuais, impressa em folhetos e vendida em feiras populares e mercados, onde os folhetos são expostos dependurados em barbante ou cordéis.

Literatura de cordel brasileira
NA Literatura popular (basicamente contos, novelas e poesias) de impressão barata, exposta à venda em cordéis, especialmente em logradouros públicos do Nordeste do Brasil.

Literatura infanto-juvenil brasileira
NA Destinada especialmente às crianças entre dois a dez anos de idade e a jovens entre dez a quinze anos de idade.

Literatura popular
NA Aquela que nasce fora dos meios literários consagrados e que, pela sua expressão espontânea, criativa, original, acaba por ser cultivada entre aqueles que se interessam por literatura. Abrange a Literatura de Cordel e a Literatura Oral; e em geral, é anônima e pode conter elementos folclóricos.

Literatura popular em prosa

Literatura popular em verso

Lixo
NA Qualquer objeto sem valor ou utilidade, ou detrito oriundo de trabalhos domésticos, industriais etc. que se joga fora.

Loteria esportiva
NA Concurso de palpites, com patrocínio oficial, em que é preciso acertar todos os resultados dos jogos de futebol previamente relacionados em bilhetes impressos que incluem os nomes dos times, dispostos em duas colunas e, entre estas, a coluna do meio, em que se marca o empate.

Luta
NA Qualquer contenda com ou sem armas.

Voltar ao índice de letras »