E

Ecologia
NA Ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si ou com o meio orgânico ou inorgânico no qual vivem.

Editor
NA Que ou aquele que tem como função publicar textos, estampas, partituras, discos etc.

Enchente
NA Grande abundância ou fluidez no volume de águas, devido a excesso de chuvas, subida de maré etc.; cheia, inundação.

Encontro
USE Peleja.

Enfermidade
USE Doença.

Ensino oficial
USE Ensino público.

Ensino público
UP Ensino oficial.
UP Instrução pública.

Ensino superior
NA Grau de ensino que tem por objetivo a pesquisa, o desenvolvimento de ciências, letras e artes e a formação de profissionais de nível universitário.

Entradas e Bandeiras
NA Expedições oficiais do período colonial que exploravam o território sem ultrapassar os limites do Tratado de Tordesilhas, e expedições particulares que, no intuito de presar índios, descobrir ouro, prata e pedras preciosas, entre outros, passaram muito além daqueles limites.
UP Bandeirantismo.

Escola pública
NA Instituição de ensino criada ou incorporada, mantida e administrada pelo Poder Público. Estabelecimento de ensino mantido e administrado pelo poder público, em esfera federal , estadual ou municipal.

Escritor brasileiro
NA Autor de obras literárias, culturais, científicas etc.

Espiritismo
NA Doutrina de cunho filosófico-religioso, de aperfeiçoamento moral do homem através de ensinamentos transmitidos por espíritos mais aprimorados de pessoas mortas, que se comunicam com os vivos especialmente através dos médiuns.

Exaltação

NA Ato de glorificar. Na aplicação do descritor para acervo referente à literatura de cordel, use para exaltação a uma classe, p ex. classe trabalhadora; para exaltação à pátria. Para pessoas usar “Herói” e o nome da pessoa.

Voltar ao índice de letras »