S

Sangue
NA Líquido vermelho, viscoso, que circula nas artérias e veias bombeado pelo coração, transportando gases, nutrientes e elementos necessários à defesa do organismo.

Sátira
NA Composição literária em verso ou em prosa que evidencia o lado ridículo dos vícios, loucuras e fraquezas do homem e da sociedade, com o intuito de censurá-los e corrigir-lhes o comportamento. A obra satírica pode empregar o espírito, o humor, o burlesco, a paródia, a invectiva, o sarcasmo, a ironia, etc.

Saúde
NA Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para a forma particular de vida (raça, gênero, espécie) e para a fase particular de seu ciclo vital.

Saúde pública
NA Especialidade médica que se dedica ao estudo de doenças que perturbam gravemente a vida social (p.ex. doenças contagiosas e epidêmicas, toxicomaníacas, doença mental etc.) e ao estabelecimento de ações e prescrições referentes à preservação e proteção da saúde dos cidadãos, em escala nacional, ou mesmo em escala mundial.

Seca
NA Período em que a ausência ou carência de chuvas acarreta graves problemas sociais e econômicos.

Seita
NA Grupo exclusivista altamente integrado pela crença numa doutrina que está em oposição ou conflito com as instituições básicas da sociedade circundante.

Sentença
NA Frase lapidar que encerra um pensamento de ordem geral e de valor moral; provérbio, máxima. Na aplicação do descritor para acervo referente à literatura de cordel, use para a sentença que, em poucas palavras, explicita regra ou princípio de alcance moral.
UP Pensamento (Sentença).

Sida
USE AIDS (Doença).

Sindicato
NA Toda instituição, ou associação, em regra de caráter profissional, que tem por objetivo a defesa dos interesses comuns de uma classe, ou de um grupo de pessoas, ligadas entre si pelos mesmos interesses.

Síndrome da deficiência imunológica adquirida
USE AIDS (Doença).

Síndrome da imunodeficiência adquirida
USE AIDS (Doença).

Sobrenatural
NA Designa o que ultrapassa o natural, fora das leis naturais, fora do comum.

Sonho
NA Conjunto de imagens, de pensamentos ou de fantasias que se apresentam à mente durante o sono.

Suicídio
NA Ato de eliminar a própria vida.

Voltar ao índice de letras »