A

Aberração
NA Fenômemo natural que se nos apresenta sob formas desconhecidas, não usuais ou incompreensíveis (criança com duas cabeças; bebê que fala; ser metade gente, metade animal).

Abolição da escravatura
NA Ato de aprovação em última discussão no Senado (13 de maio de 1888), da proposição que declarava extinta a escravidão no Brasil, sendo no mesmo dia sancionada por S. A. a Sra. D. Isabel, Princesa Imperial, então Regente.
UP Abolição da escravidão.

Abolição da escravidão
USE Abolição da escravatura.

Aborto
NA Em Obstetrícia é a expulsão natural de um feto, ou sua retirada por meios artificiais, sem que o mesmo tenha condições de sobrevivência fora do útero.

Adivinhação
NA Suposta arte de predizer o futuro e conhecer o que, no passado ou no presente, se encontra velado, encoberto.

Agricultura
NA Atividade que tem por objetivo a cultura do solo com vistas à produção de vegetais úteis ao homem e/ou à criação de animais.

Aguardente
NA Bebida de teor alcoólico elevado, obtida pela destilação do caldo da cana-de-açúcar, do vinho, do bagaço de uvas, de cereais, raízes, tubérculos, frutos e outros produtos vegetais doces, depois de fermentados.

AIDS (Doença)
NA Condição de deficiência do sistema imunológico, adquirida especialmente por via sexual, intravenosa ou mãe-filho, na gravidez.
UP Sida.
UP Síndrome da deficiência imunológica adquirida.
UP Síndrome da imunodeficiência adquirida.

Alimentação
NA Abastecimento renovado do conjunto das substâncias necessárias à conservação da vida.

Amizade
NA Sentimento de grande afeição, de simpatia (por alguém não necessariamente unido por parentesco ou relacionamento sexual).

Amor
NA Forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consangüinidade ou de relações sociais.

Animal

NA Ser vivo organizado, dotado de sensibilidade e movimento (em oposição às plantas).

Anistia
NA Ato do poder público que declara impuníveis delitos praticados até determinada data por motivos políticos ou penais, ao mesmo tempo que anula condenações e suspende diligências persecutórias.

Anti-herói
NA Oposto do herói, especialmente personagem de ficção a quem faltam atributos físicos e/ou morais característicos do herói clássico; herói sagaz, esperto, vence não pela força e sim pela artimanha.

Aposentadoria
NA Estado do empregado ou funcionário (civil ou militar) que, tendo atingido certa idade, certo tempo de serviço ou por motivo de saúde, é posto em inatividade e passa a receber uma pensão.

Arquivista
NA Profissional de nível superior graduado em Arquivologia ou provisionado pela Lei 6.546, de 4/07/1978.

Arte
NA Produção consciente de obras, formas ou objetos voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana.

Assassinato
USE Homicídio.

Astrologia
NA Doutrina, estudo, arte ou prática, cujo objetivo é decifrar a influência dos astros no curso dos acontecimentos terrestres e na vida das pessoas, em suas características psicológicas e em seu destino, explicar o mundo e predizer o futuro de povos ou indivíduos.

Astronomia
NA Ciência cujo objeto é a observação e o estudo sistemático do universo sideral e dos corpos celestes, com o fim de situá-los no espaço e no tempo, explicar suas origens e os seus movimentos, perquirir a sua natureza, a sua constituição e as suas características.

Aventura
NA Conjunto de fatores que determinam um acontecimento ou um fim qualquer; contingência, eventualidade.

Voltar ao índice de letras »