C

Cachaça
NA Aguardente obtida da destilação da borra do caldo de cana, ou do cabaú, ou do caldo de cana extraído especialmente para esse fim, após ter passado por processo prévio de fermentação alcoólica; aguardente de cana.

Camelô (Vendedor ambulante)
NA Comerciante de artigos diversos, geralmente miudezas e bugingangas, que se instala provisoriamente em ruas ou calçadas, muitas vezes sem permissão legal, e costuma anunciar em voz alta sua mercadoria.

Cangaceiro
NA Malfeitor fortemente armado que andava em bando pelos sertões do Nordeste, notadamente ao longo das três primeiras décadas do séc. XX.

Cangaço
NA Comportamento ou modo de viver de cangaceiro, malfeitor fortemente armado que andava em bando pelos sertões do Nordeste, notadamente ao longo das três primeiras décadas do séc. XX.
UP Jaguncismo.

Capoeira
NA Arte marcial de ataque e defesa introduzida no Brasil por escravos bantos, atualmente praticada como jogo e esporte.

Carnaval
NA Período anual de festas profanas, originadas na Antiguidade e recuperadas pelo cristianismo, e que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-Feira de Cinzas, às vésperas da Quaresma; constituía-se de festejos populares provenientes de ritos e costumes pagãos e se caracterizava pela liberdade de expressão e movimento. (Dic. Houaiss).

Carne
NA Porção comestível de mamíferos, aves, peixes.

Carne fresca
USE Carne verde.

Carne verde
NA Carne não salgada, fresca, como a que se compra em açougues.
UP Carne fresca.

Carta
NA Mensagem, manuscrita ou impressa, a uma pessoa ou a uma organização, para comunicar-lhe algo.

Carta Magna
USE Constituição.

Magna Carta
USE Constituição.

Carta testamentária
NA Instrumento que contém as disposições de última vontade, feitas por testamento cerrado ou particular.

Casal
NA Par de pessoas unidas por casamento ou por outro tipo de compromisso amoroso , como união estável ou namoro, por exemplo.

Casamento
NA União entre um homem e uma mulher, obedecidas as formalidades legais, para constituição de uma família legítima.

Chacina
NA Assassínio em massa, geralmente com crueldade.

Circo
NA Recinto circular coberto, geralmente desmontável, que tem um picadeiro rodeado por arquibancadas e é protegido por um toldo alto, onde se apresentam movimentados espetáculos com atrações variadas (acrobacias, números eqüestres, animais domados e/ou amestrados, momices e pilhérias de palhaços etc.).

Cometa
NA Corpo celeste que se move em torno do Sol em trajetória mais excêntrica que a dos planetas e com maior grau de inclinação em relação à eclíptica; consiste em um núcleo de fraca luminosidade formado por pequenas partículas sólidas, cercado por um envoltório gasoso e apresentando, por vezes, ao aproximar-se do Sol, uma cauda luminosa que pode atingir milhões de quilômetros de extensão.

Comunismo
NA Organização econômica e sociopolítica do Estado, idealizada por Karl Marx e Friedrich Engels (e por seus inúmeros precursores), que, como último estágio da evolução social e como resultado do triunfo das lutas do proletariado, será uma sociedade ideal, sem classes, sem propriedade privada sobre os meios de produção, com harmônica igualdade social e econômica para todos, sendo que os bens, que nessa fase serão produzidos em abundância, pois não haverá estruturas arcaicas que impeçam o constante desenvolvimento das forças produtivas, serão distribuídos segundo as necessidades de cada um ("De cada um segundo sua capacidade; a cada um, segundo suas necessidades").

Condecoração
USE Prêmio

Constituição
NA Conjunto das leis fundamentais que rege a vida de uma nação, geralmente elaborado e votado por um congresso de representantes do povo, e que regula as relações entre governantes e governados, traçando limites entre os poderes e declarando os direitos e garantias individuais. [É a lei máxima, à qual todas as outras leis devem ajustar-se.]
UP Carta Magna.
UP Magna Carta.

Convite
NA Solicitação da presença ou participação de alguém em algo.

Corpo humano
NA A estrutura física de um organismo vivo (especialmente o homem e o animal) englobando suas funções fisiológicas; parte concreta, material dos seres.

Cristianismo
NA Conjunto das religiões cristãs, baseadas nos ensinamentos, na pessoa e na vida de Jesus Cristo: o Catolicismo, o Protestantismo, e religiões ortodoxas orientais.

Crítica social
NA Analisa estruturas sociais (problemáticas, sob seu ponto de vista) e visa soluções práticas através de medidas específicas, reforma radical ou mesmo mudança revolucionária.

Crônica
NA Designa, no âmbito da literatura e da história, o texto literário breve, em geral narrativo, de trama quase sempre pouco definida e motivos, na maior parte, extraídos do cotidiano imediato, constituindo-se também em uma compilação de fatos históricos apresentados segundo a ordem de sucessão no tempo. Originalmente a crônica limitava-se a relatos verídicos e nobres; entretanto, grandes escritores a partir do séc. XIX passam a cultivá-la, refletindo, com argúcia e oportunismo, a vida social, a política, os costumes, o cotidiano etc. do seu tempo em livros, jornais e folhetins. Na aplicação do descritor para acervo referente à literatura de cordel, use para festas e narrativa.

Cruzado
NA Meio através do qual eram efetuadas transações monetárias no Brasil de 28 de fevereiro de 1986 a 15 de janeiro de 1989, quando foi substituído pelo cruzado novo.

Voltar ao índice de letras »