plaket
Azaléias em flor. Foto: Leo Aversa

O jardim entra em sua fase final de obras neste mês de outubro, e começa a preparar-se para a reabertura.

O novo mobiliário foi fixado, incluindo bancos e lixeiras, o sistema de irrigação está sendo instalado, a iluminação noturna implantada e as plantas, existentes e novas, começaram a florir.
O mês será de finalizações, encerrando a pavimentação, instalando elementos de comunicação visual e terminando o plantio e a conservação das espécimes vegetais existentes.

Novo mobiliário instalado e o plantio sendo finalizado. Foto: Leo Aversa
Novo mobiliário instalado e o plantio sendo finalizado. Foto: Leo Aversa

No mês de setembro foi realizado o transplantio de algumas espécies no Jardim, seguindo a orientação do projeto paisagístico. As azaleias, por exemplo, já “velhas conhecidas” do espaço, saíram de uma área isolada ao fundo do Jardim para um canteiro do jardim lateral, onde receberam o tratamento indicado e uma dose extra de incidência solar. Como resultado imediato, tivemos uma grande floração, trazendo cor e alegria para os funcionários da FCRB e da obra, e para os transeuntes mais observadores que passaram pela Rua São Clemente. Para o jardim posterior, as videiras e roseiras trepadeiras, espécies novas inseridas, trarão a vegetação para cima do Parreiral, estrutura metálica icônica do ambiente, e com isso mais flores e cores chegarão. Novas árvores frutíferas estão sendo plantadas onde antes havia o pomar da Casa, de modo a manter a tradição dos frutos colhidos no quintal.

Azaléias em flor. Foto: Leo Aversa
Azaléias em flor. Foto: Leo Aversa

As obras de restauração do Museu Casa também se encontram no fim, trazendo de volta a elegância desse exemplar arquitetônico carioca do século XIX.

A fachada do Museu finalizando a sua restauração. Foto: Leo Aversa
A fachada do Museu finalizando a sua restauração. Foto: Leo Aversa

Muito em breve teremos o jardim e Museu novamente aberto para a Comunidade, estendendo-se por mais horas para que o cair da tarde e o início da noite também possam ser aproveitados, apreciando o verde renovado do quintal mais amado de Botafogo.

nakliyat şirketleri