arquivo RBdigital

 

 

Todo o acervo
Pesquisa livre
    

 

 

O Arquivo RBdigital divulga verso digital de documentos que Rui Barbosa produziu e recebeu ao longo de sua vida, hoje reunidos no Arquivo Rui Barbosa. Inicialmente estão disponíveis as Atas da 2a. Conferencia de Haia.

 

 

O arquivo Rui Barbosa constituido de cerca de 60.000 documentos que Rui Barbosa produziu e recebeu entre 1849 a 1923. Traduz a sua vida pública, seja como ministro, jornalista, advogado e diplomata, bem como sua vida social e familiar.

 

Além da verso digital dos documentos, esto disponíveis em Bibliografia RBdigital, inventrios analticos que auxiliam o acesso aos documentos relacionados em Arquivo Rui Barbosa. H edies disponveis de alguns de seus instrumentos de pesquisa.

 

Os documentos esto distribudos em onze sries, organizadas ora pela natureza dos documentos (iconografia, correspondncia geral, produo intelectual, documentos pessoais, cartografia, miscelnea, documentao complementar) ora por temas, quando os conjuntos documentais assim o permitiram: Ministrio da Fazenda, Causas Jurdicas, 2 Conferencia da Paz em Haia, Embaixada a Buenos Aires.

 

As fotografias que integram o Arquivo esto disponveis para consulta digital na base Iconografia.

 

Na pesquisa livre a busca pode ser feita por uma ou mais palavras que serão pesquisadas e apontadas em verda no próprio texto digitalizado.

 

Inicialmente estão disponíveis documentos sobre a Campanha Civilista, a Segunda Conferência de Paz de Haia (1907), a Revolta da Chibata, e a Primeira Constituição republicana..

Coleções digitais

OCRBdigital

Index e seleta OCRB

biblioteca RBdigital

bibliografia RBdigital

arquivo RBdigital

Outras coleções

iconografia Portal FCRB

visita virtual: museu Portal FCRB

visita virtual: jardim Portal FCRB

Catálogos de referência

Outras bases