Rui Barbosa

Jardim

* Claudia B. Reis

À maneira como são dispostos num jardim as árvores, canteiros, plantas, lagos, bancos, luminárias e estátuas chamamos paisagismo. Neste jardim da Casa de Rui Barbosa o paisagismo parece ter sido inspirado por um francês chamado Auguste Glaziou, que trabalhou no  Rio de Janeiro, então capital do Brasil . Além dos jardins oficiais, inclusive o do palácio do imperador, Glaziou concebeu  jardins particulares onde se destacavam cascatas artificiais, lagos com pontezinhas, como se vê aqui.

Por ser parte da Casa de Rui Barbosa  este é um jardim histórico que, por esse motivo, obedece regras próprias para a sua manutenção e para o cuidado com as plantas e os animais que nele habitam. Porque o jardim da Casa de Rui Barbosa tem hoje  dupla responsabilidade: a de informar  e instruir e principalmente a de oferecer aos seus  visitantes e usuários uma oportunidade para convívio com a natureza e com o silêncio, tão difíceis de se encontrar no atribulado bairro de Botafogo.

No jardim encontramos, também, um quiosque –  típica edificação do final do século XIX, utilizada para usos diversos: local para o chá, para leitura ou encontros, mirante, coreto de banda. No caso do quiosque desta Casa, instalou-se um chuveiro para banhos  no verão. Além das crianças da casa, o filho João fazia uso constante dele.

Habitualmente vendidos em kits desmontados, os quiosques têm origem na Inglaterra, e  supomos   que este tenha  sido adquirido por John Roscoe Allen, cidadão  inglês que antecedeu a família Rui Barbosa na ocupação da Casa, ou pelo próprio Rui.

A garagem é outra construção existente no jardim.  Lá encontraremos quatro viaturas que pertenceram a Rui Barbosa: três de tração animal - VitóriaCupê e Landau – e um carro BENZ, de tração a motor. Enquanto Rui Barbosa viveu nesta residência, a garagem era usada como cocheira.

Glossário

Atribulado - Intranqüilo. 
Cascata - Pequena dágua em que a água escorre por entre pedras
Conceber - inventar, criar, idealizar 
Usuários - Aquele que usa ou desfruta de algo

* Claudia B. Reis é Museóloga da Fundação Casa de Rui Barbosa e Mestre em Literatura.


 

 Faça parte da galeria de fotos dos
visitantes do Jardim

> O que é um Museu?
> O Museu Casa de Rui Barbosa
> Jardim da Casa de Rui Barbosa