Rui Barbosa

O Museu Casa de Rui Barbosa

 

O Museu Casa de Rui Barbosa foi aberto ao público em 13 de agosto de 1930 e somos considerados o primeiro museu-casa do país. O museu-casa é um tipo de museu histórico, tendo como característica principal o fato de sua exposição retratar os ambientes de uma casa, que não é mais usada como tal, pois os moradores não estão mais lá, mas os seus objetos continuam nos mesmos lugares.

Nesta casa, Rui Barbosa viveu, de 1895 a 1923, com sua esposa, D. Maria Augusta e seus cinco filhos: Maria Adélia, Alfredo Rui, Francisca, João e Maria Luíza Vitória.


Após a morte de Rui Barbosa, D. Maria Augusta vendeu a propriedade ao governo brasileiro que, em seguida, transformou o local no Museu Casa de Rui Barbosa cujo principal objetivo é a preservação da memória deste importante personagem da nossa história. Esta transformação, da Casa em Museu, aconteceu na época em que Washington Luís era o presidente do Brasil. E, foi ele próprio que batizou cada sala, dando um nome relacionado à vida pessoal de Rui Barbosa ou à sua vida pública.

Temos, por exemplo, para lembrar a vida pública, a Sala Constituição que é uma homenagem à participação de Rui Barbosa na primeira Constituição Republicana, de 24 de fevereiro de 1891. Na ocasião, Rui era Ministro da Fazenda do Governo Provisório e foi encarregado de rever o projeto constitucional, modificando-lhe a redação e a estrutura. E, para retratar a vida particular, existe a Sala João Barbosa, homenagem ao pai de Rui que exerceu grande influência em sua vida. Ao todo, a Casa possui 22 ambientes assim denominados: Sala de Haia, Sala Habeas- Corpus, Sala Maria Augusta, Sala Pró-aliados, Sala Federação, Sala Buenos Aires, Sala Civilista, Sala Constituição, Sala Casamento Civil, Sala Código Civil, Sala da Instrução Pública, Sala Estado de Sítio, Sala Abolição (estas três localizadas no Sobrado), Sala João Barbosa, Sala Questão Religiosa, Sala Queda do Império, Sala Dreyfuss, além de 02 banheiros, Copa e Cozinha.

Venha nos fazer uma visita, o museu funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h e, sábados, domingos e feriados das 14h às 18h.


> O que é um Museu?

> O Museu Casa de Rui Barbosa
> Jardim da Casa de Rui Barbosa