plaket
SAM_5089

Na parte posterior do jardim encontra-se o local onde eram feitos os serviços na época de Rui Barbosa. O conjunto inclui cavalariça e canil e uma área de serviço, todos desativados nos dias de hoje. A área de serviço, que está sendo restaurada, conta com um tanque com reservatório próprio, uma pia com bancada de mármore e uma bomba d´água, que servia justamente para alimentar estes equipamentos. É raro  encontrar um espaço como esse, característico do século XIX, ainda conservado em seus elementos. Preservá-los é importante para conservar uma parte ainda pouco estudada e conhecida da casa brasileira dos séculos passados, que muitas vezes foi demolida por não ser considerada importante ao conjunto edificado.

Na bomba, como já citado em post anterior, foram feitos enxertos na sua parte de madeira, além da pintura em verde. Em sua parte metálica, a peça passou nessa etapa final por uma pintura em cor grafite, com exceção da torneira, que após decisão da fiscalização da CRB e do IPHAN permaneceu no tom dourado em que havia sido encontrada após decapagem.

Na região da pia e bancada, foi realizada inicialmente a reintegração volumétrica da cuba, onde encontrava-se grande ponto de oxidação. Em sequência, esta cuba passou por decapagem, escovação e aplicação de convertedor de ferrugem. A bancada em mármore foi lixada e utilizou-se o procedimento de micro jateamento para remoção de sujidades. Já na base em argamassa, foram detectados pontos em que o material precisava ser substituído ou reintegrado para que esta área ficasse nivelada. Após esse processo, a base foi pintada em tom de rosa, sendo este encontrado em toda região da área de serviço.

O tanque e reservatório, a exemplo da pia, tiveram sua limpeza mais profunda realizada com micro jateamento. Em posterior, foi refeita a maior parte dos rejuntes das pedras, tendo sido estes também pigmentados para atingir uma coloração mais próxima do restante do elemento. A tampa do reservatório, que inicialmente seria substituída por outra peça em alumínio, foi restaurada após ser identificado que esta é em madeira nobre. Foram substituídas nela partes de madeira que não encontravam-se em bom estado e após ter sido feito o nivelamento da peça, aplicou-se a mesma tintura da bomba d’água.

Além disso, foi encontrada na torneira do tanque, um volume em cimento que após ser detectado como não original, foi demolido. Também retirou-se uma parede de dentro do elemento, que foi identificada como proveniente de alguma intervenção anterior. Por fim, após ter sido feita uma prospecção do piso do tanque, constatou-se que abaixo de uma camada inicial em argamassa, existia pedra. Apesar da descoberta, a argamassa não foi completamente retirada, ficando a parte em pedra visível apenas por uma janela de prospecção.

O conjunto da área de serviço, encontra-se quase finalizado no momento, estando em processo final de pintura das laterais do reservatório d’água. Até a próxima semana, a restauração do todo estará completa.

DSCN5793
Pia e bancada Foto: Velatura

 

 

 

 

 

 

JardimCRB_IG_0274
Bomba D’água Foto: Velatura

 paslanmaz sac

nakliyat şirketleri