plaket
Rocaille do quiosque restaurada. Foto: Leo Aversa

Rocaille do quiosque restaurada. Foto: Leo Aversa
Rocaille do quiosque restaurada. Foto: Leo Aversa

Recentemente foi finalizada a restauração da rocaille que está integrada com o lago do quiosque, servindo até como refúgio para os peixes presentes nele. A peça distingue-se de parte do jardim, pois é fruto de uma intervenção realizada no começo do século XX .

O processo de restauração pelo qual essa peça passou é semelhante ao realizado nas outras rocailles do jardim. Foram inicialmente retiradas a vegetação do local para analisar o estado de degradação do elemento e também a bomba que permite o funcionamento da cascata, tendo sido logo em seguida demolido o anteparo em tijolo que protegia o objeto. A reativação dessa bomba será discutida em fases mais avançadas da obra nos jardins da Casa de Rui Barbosa.

Para que o tratamento na rocaille fosse feito de melhor forma possível foram feitas aberturas no solo identificando a extensão do elemento e todas as partes que necessitavam de reparo. Além disso, foi realizada uma análise para identificar tipos de danos na peça. Após essa fase, deu-se início à substituição de revestimento que estava comprometido e fechamento de trincas. Por fim, foi aplicada uma argamassa para acabamento e velatura em com tons cinzas e esverdeados, como parte da pigmentação da rocaille.

medyum şikayetleri

nakliyat şirketleri