plaket
JardimCRB_IG_0015

JardimCRB_IG_0015
Funcionários da Velatura trabalhando no lago       Foto: Ivo Gonzalez

No início do mês de maio mais uma obra de restauração foi concluída no Jardim da Casa de Rui Barbosa. Assim como nos outros lagos restaurados, estava definido no projeto inicial do lago oval que esse elemento seria higienizado e passaria por uma recomposição de sua borda. Ao esvaziar o espaço, porém, notou-se a necessidade de substituição da argamassa das paredes, que encontrava-se com perdas e trincas. Inseriu-se também, durante o processo, um “ladrão” para que nos dias de chuva o lago não transborde, como já acontecido no Jardim. Por fim utilizou-se um impermeabilizante para proteger a restauração realizada.

Também foi feita a demolição de uma rampa localizada dentro do lago que havia sido inserida em uma das intervenções feitas ao longo do tempo, não sendo, portanto um item original. Especula-se que esta rampa tenha sido criada para dar acesso ao lago para as tartarugas que existiram no Jardim há algumas décadas. Atualmente é proibida a criação desses animais, e a rampa tornou-se dispensável.

O lago oval difere-se do lago redondo pela presença de tijolos embaixo de sua borda. Por conta do desgaste do piso, esses elementos encontram-se hoje expostos e por isso desgastaram-se com o tempo, tendo de ser pontualmente substituídos durante a obra. Com o final da obra e reconstituição do saibro do piso circundante, esses tijolos voltarão a ser cobertos, permanecendo aparente apenas a borda restaurada em argamassa.

ofis taşıma

nakliyat şirketleri