Procurar  
  • principal
  • > conteúdos digitais
  • como chegar à Fundação >>

    Imagens do Museu e do jardim >>

    informações para visitas e consultas >>

    linhas de acervos >>

    textos on-line de Rui Barbosa >>

    conteúdos digitais


    Esta seção do sítio da Fundação Casa de Rui Barbosa tem links para subsítios com aprofundamentos temáticos das pesquisas realizadas na instituição. Esses conteúdos têm caráter dinâmico e são continuamente aperfeiçoados.
     

    :: Periódico digital "Memória e Informação"
    O Centro de Memória e Informação da FCRB lança o periódico "Memória e Informação". A publicação coroa os esforços da equipe de pesquisadores da instituição que se dedicam à produção de conhecimento nas áreas de patrimônio documental e arquitetônico, abrangendo museologia, preservação arquitetônica, preservação e conservação de documentos e ciência da informação, incluindo arquivologia e biblioteconomia.
    :: Blog do Centro de Memória e Informação
    O canal de comunicação com a sociedade surge da necessidade de difundir e dialogar sobre as temáticas referentes ao campo da Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Humanidades Digitais, Memória Social, Museologia, Preservação Arquitetônica, Preservação e Conservação de documentos.
    :: Seminário Internacional Cultura, Ciência e Democracia
    Num momento internacional de grandes incertezas sobre os valores proclamados pelo Iluminismo, duramente defendidos e profundamente redefinidos ao longo dos últimos dois séculos, e muitas vezes lido hoje como de choque entre civilizações, a Casa de Rui Barbosa propõe uma reflexão sobre as relações entre produção do conhecimento, contextos culturais e a democracia como valor.

    :: Rubi - Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais
    O RUBI é o repositório digital da Fundação Casa de Rui Barbosa. Tem por objetivo reunir, armazenar, preservar, organizar e disseminar tanto o acervo institucional, quanto o memorial. O RUBI fortalece o compromisso institucional com o livre acesso da informação técnico-científica e com circulação do conhecimento. O RUBI também é compatível com tablets e celulares.

    :: Escravidão, Abolição e Pós-abolição
    O sítio tem como proposta contribuir para a pesquisa nos temas e também fomentar a formação de novos pesquisadores. Recomendado para internautas de todas as idades, disponibiliza as seguintes áreas: documentos digitalizados, vocabulário controlado, indicação de links e jogos.

    :: Projeto de Revitalização e Restauração do Jardim
    Blog sobre as etapas do projeto e o andamento das obras do jardim histórico da Fundação Casa de Rui Barbosa.
     

    :: A Casa Senhorial  em Lisboa & o Rio de Janeiro - Anatomia dos Interiores 
    Sítio dedicado à divulgação de fontes e estudos sobre a casa da nobreza e da alta burguesia, entre os séculos XVII e XIX, focando os múltiplos aspectos dos seus interiores, em duas regiões do mundo cultural e artístico luso-brasileiro: Lisboa e Rio de Janeiro.


     
    :: Política Cultural
    Este blog divulga as atividades e publicações do Setor de Estudos em Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB/MinC).

    :: Revista Escritos
    A revista Escritos se propõe a servir de meio para a circulação das ideias e debates acadêmicos que fazem parte do âmbito de interesses de pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa.

    :: Rui Barbosa Online
    O site reúne, nas formas digital e referencial, as diferentes bases de dados e instrumentos de pesquisa organizados para a divulgação das coleções de livros, documentos e objetos que pertenceram a Rui Barbosa bem como sua obra e o que se escreveu sobre ele.

    :: Glaziou, o paisagista do império
    Dedicado à obra de Auguste François Marie Glaziou, influente paisagista francês que atuou no Brasil no século XIX, onde divulgou o estilo romântico de paisagismo. O sítio apresenta resumo biográfico, cronologia de suas realizações e os principais projetos do paisagista, além de referências bibliográficas e links sobre o tema.

    :: Cordel : literatura popular em verso
    Sítio dedicado à divulgação da obra de 21 cordelistas que integram a coleção de cordel da FCRB. Estão disponíveis cerca de 2.340 folhetos digitalizados, com suas versões originais e variantes. Compõe o sítio biografias dos autores e bibliografia sobre cordel disponível na Biblioteca.

    :: O prazer do percurso
    Um passeio histórico pela paisagem de Botafogo
    Mostra virtual sobre as transformações ocorridas em Botafogo, a partir da chegada da família imperial (1808) até meados do século XIX, com textos e imagens de viajantes, obtidas em acervos públicos e privados.

    :: Machado de Assis.net
    Sítio de busca no universo das citações e alusões que Machado de Assis faz em sua ficção a outras obras, autores, personagens, fontes anônimas etc. É o resultado da pesquisa de Marta de Senna.

    :: Obras Completas de Rui Barbosa on-line
    Consulte a versão digital da coleção, com 137 tomos publicados, dos trabalhos de Rui Barbosa em suas diversas áreas de autuação: jurídica, política e jornalística. A digitalização é resultado de cooperação da Fundação com o Supremo Tribunal Federal.

    :: Augusto de Campos
    Sítio sobre a produção intelectual do poeta e tradutor Augusto de Campos, tendo como referência exposição realizada na Fundação Casa de Rui Barbosa em 2004.

    :: Naturalismo
    Sítio sobre a exposição O Naturalismo na Literatura Brasileira, realizada de 27 de maio a 25 de julho de 2004, reunindo livros e documentos que integram o acervo da Casa de Rui Barbosa, com algumas peças cedidas pela Fundação Biblioteca Nacional. A exposição teve como objetivo apresentar aspectos da configuração do estilo epocal no processo literário brasileiro.

    :: Arquivos pessoais de escritores brasileiros
    Conjunto de sítios informativos sobre os arquivos sob a guarda do AMLB, que detalham seu conteúdo e apresentam informações biográficas e bibliográficas sobre os autores.

    :: Arquivo Pedro Nava
    Sítio dedicado à divulgação do acervo de Pedro Nava depositado no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira.

    :: Projeto Memória: Rui Barbosa Justiça e Liberdade
    Sítio comemorativo dos 150 anos de nascimento de Rui Barbosa. Além de apresentar aspectos de sua vida e obra, ilustrações e fotografias, "Rui Barbosa - Justiça e Liberdade" estabeleceu grupos de discussão com pesquisadores, jurisconsultos e interessados no autor. O Projeto Memória homenageia outras 12 personalidades.

     

    :: O Malho
    Consulte a versão digitalizada da coleção O Malho, revista humorística brasileira criada por Crispim do Amaral em 1902, pertencente à Fundação Casa de Rui Barbosa. A digitalização integrou projeto voltado para a conservação, restauração e recuperação da informação da coleção da publicação, composto por 33 volumes contendo fascículos.O trabalho foi realizado pela Bambina Ação Cultural Associados, com o patrocínio da Petrobrás, com o apoio da FCRB.

     



    Publicada em 31/10/2006
    Imprimir
    Voltar ao alto


  • informe
  • |
  • perguntas frequentes
  • |
  • termos de uso
  • |
  • mapa do site
  • |
  • sobre o site
  • |
  • contato
  • |