Procurar  
  • principal
  • > edições
  • > últimos lançamentos
  • eventos: programação da Fundação >>

    como comprar as edições da FCRB >>

    edições digitais disponíveis on-line >>

    últimos lançamentos


    Mais informações: editora@rb.gov.br 

     

    :: Agostini. Obra, paixão e arte do italiano que desenhou o Brasil (1843-1910). Isabel Lustosa (Org.). Coleção FCRB, Série Estudos. 
    412 páginas

    Resumo: Os artigos reunidos nesta edição abordam, sob os mais diversos ângulos de estudo e pesquisa, a obra de Angelo Agostini, o mais importante caricaturista do Segundo Reinado no Brasil. De alta relevância histórica para as artes plásticas, as artes gráficas e a imprensa nacionais, suas caricaturas contextualizam eventos como a Guerra do Paraguai, a campanha Abolicionista e o próprio reinado do Imperador Pedro II.

     


      

    :: Sobre Sebastião Uchoa LeiteFlora Süssekind e Júlio Castañon Guimarães (Org.). Coleção FCRB, Série Estudos. 
    240 páginas

    Oriunda dos trabalhos apresentados em um seminário, realizado em 2009 na Fundação Casa de Rui Barbosa, que examinou vários aspectos da obra do poeta, ensaísta, tradutor e editor Sebastião Uchoa Leite, esta edição também possui uma entrevista que comenta a relação dele com a tradição moderna, o cinema, os quadrinhos e sua própria poética pela revista 34 Letras, que foi originalmente publicada em 1990.

     


     

    :: A cultura das ruas do Rio de Janeiro (1900-1930)Monica Pimenta Velloso. Coleção FCRB, Série Estudos.
    100 páginas

    Ensaio elaborado após anos de intensa e dedicada pesquisa de Monica Pimenta Velloso, autora de As tradições populares na Belle Époque carioca (Rio de Janeiro: Funarte, 1998), sobre as complexas relações entre as culturas de elite e popular a partir da subcultura afro-carioca do inicio do século XX, dando ênfase a figuras marginalizadas em seus próprios contextos histórico-sociais: o marginal e o intelectual boêmio.

     


      

    :: Por uma política menor: arte, comum e multidão. Mauricio Siqueira e Giuseppe Cocco (Org.). Coleção FCRB, Série Estudos.
    320 páginas

    Baseados nos escritos e vivências de Félix Guattari e Gilles Deleuze, esta coletânea reúne 18 artigos de 18 autores que refletem suas experiências em diversas redes de militância distribuídas pelas metrópoles mundiais a partir dos movimentos de mobilização social de 2008 e retratam os diálogos que aconteceram nos colóquios organizados pela Rede Universal Nômade e a Linha de Micropólitica e Cuidado em Saúde da UFRJ em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa.

     


     

     :: III Encontro Luso-Brasileiro de Museus Casas: espaço, memória e representaçãoAna Pessoa e Aparecida Rangel (Org.). Coleção FCRB, Serie Aconteceu.
    304 páginas

    Esta obra reúne as palestras, mesas-redondas e comunicações expostas no III Encontro Luso-Brasileiro de Museus Casa, que aconteceu em agosto de 2010, que foi voltado para a análise dos interiores das casas brasileiras e portuguesas dos séculos XIX e XX através das suas representações museológicas nos diferentes museus casas. 

     
     


      

    :: Desafios institucionais da Ordem de 1988Júlio Aurélio Vianna Lopes (Org.).
    224 páginas

    Resumo: Tão atual quanto em 1988, as discussões sobre as instituições públicas são extremamente relevantes para a vida constitucional brasileira. Esta obra reúne cinco artigos, inspirados pelo grupo de pesquisa Cidadania Contemporânea da Fundação Casa de Rui Barbosa, que analisam campos em que muitos desafios ainda podem ser observados, mesmo após 25 anos da implementação desta Constituição.

     


     

     :: O barão do Rio Branco: política externa e nação. Christiane Vieira Laidler (Org.). Coleção FCRB, Série Estudos.
    216 páginas

    Levando-se em conta o centenário de morte de uma das mais ilustres figuras históricas brasileiras, esta coletânea de artigos discorre sobre os desafios que se apresentavam ao barão do Rio Branco e suas estratégias direcionadas política externa, principalmente as que envolviam a problemática do intervencionismo dos Estados Unidos e as conturbadas relações com os vizinhos sul-americanos.

     
     


      

    :: Crítica e Valor. Celia Pedrosa, Tania Dias e Flora Süssekind (Org.). Coleção FCRB, Série Aconteceu.
    712 páginas

    Proveniente do seminário de mesmo nome realizado pelo setor de Filologia da Fundação Casa de Rui Barbosa em colaboração com diversas instituições de ensino superior, esta compilação de artigos reflete sobre os esforços de redefinir o campo da crítica cultural e seus processos, elegendo a atuação como crítico de Silviano Santiago, que foi diretor do Centro de Pesquisa desta instituição nos anos 1990.

     


      

    :: Arquivo, manuscrito e pesquisa. Eliane Vasconcelos e Marcelo Santos (Org.).
    160 páginas

    Os ensaios reunidos neste livro, que surgiu a partir do evento Arquivo, Manuscritos e Pesquisa que consolidou o intercâmbio entre instituições responsáveis pela guarda de arquivos pessoais e institucionais, introduzem novas contribuições para a crítica de autores e textos a partir da pesquisa de manuscritos, além de instigar caminhos originais para a mesma.

     
     


      

    :: Escritos 6.
    384 páginas

    Sexto número da revista Escritos, publicação que incentiva e divulga ideias e debates acadêmicos na áreas de ciências humanas e artes, esta edição se propõe a discutir os lugares teóricos da razão e da subjetividade nas letras, na música, nas imagens e na psicanálise, além de contar com um artigo sobre direito e entrevista com o antropólogo e professor Roberto DaMatta.

     
     


      

    :: Escritos 7.

    Sétimo número da revista Escritos, publicação que incentiva e divulga ideias e debates acadêmicos na áreas de ciências humanas e artes, esta edição retoma as reflexões sobre razão e subjetividade ampliando esta temática ao relacionar as mudanças tecnológicas e sensibilidades sociais a grande variedade de linguagens artísticas e áreas de estudo humanas. A edição também conta com a entrevista com Heloisa Buarque de Hollanda, professora e coordenadora do PACC/UFRJ. Apenas a versão virtual



    Publicada em 07/01/2015
    Imprimir
    Voltar ao alto


  • informe
  • |
  • perguntas frequentes
  • |
  • termos de uso
  • |
  • mapa do site
  • |
  • sobre o site
  • |
  • contato
  • |