humanidades - 2006 a 2008 Os projetos de pesquisa em história, direito, filologia, estudos ruianos e políticas culturais são executados pelos setores no Centro de Pesquisas, estão assim distribuídos:
:: Rui Barbosa em Haia Bolsistas: Christiane Laidler de Souza – bolsa pós-doutor júnior Pedro Krause Ribeiro – bolsa de iniciação científica Coordenadora: Rachel Valença Ementa: Estudo sobre a participação de Rui Barbosa na Segunda Conferência da Paz, realizada em Haia, Holanda, a partir do farto material bibliográfico e documental sobre o tema, tendo por oportunidade as comemorações do centenário da Conferência.
Bolsista: Ruy Pinto Pereira – bolsa para mestre Coordenadora: Rachel Valença Ementa: a Casa de Rui Barbosa, em convênio com a Editora da Universidade Federal do Pará, desenvolve atualmente projeto de publicação da obra ficcional do escritor Dalcídio Jurandir, cujo acervo se encontra depositado no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira, em fase de organização. Para dar continuidade a este projeto, em que um romance já foi publicado e o segundo se encontra em fase de preparo, oferece-se bolsa de 12 meses a pesquisador que revele interesse na edição de obra ficcional do referido autor, cumprindo todas as etapas de tratamento do texto, desde o cotejo de edições anteriores do romance a ser editado até a revisão final, com vistas à publicação. O candidato deverá ter domínio do aparato teórico relativo ao estabelecimento do texto final de uma obra de autor do século XX. Não é indispensável, embora desejável, o conhecimento específico da obra de Dalcídio Jurandir, mas sim do processo de elaboração de edição fidedigna.
Bolsistas: Douglas Attila Marcelino – bolsa para mestre Natália Sciammarella Razal, Miriane da Costa Peregrino e Rafael de Castro Nogueira – bolsas de iniciação científica Coordenadora: Lia Calabre Ementa: Este projeto tem como principal objetivo recuperar a história da ação federal no campo da cultura a partir do trabalho de recuperação do arquivo do conjunto dos conselhos federais de cultura que existiram entre 1932 e a década de 1990. O projeto prevê uma primeira etapa de higienização e identificação das coleções que compõem a memória de cada um dos conselhos (nacional, federal e de política cultural), que deve durar cerca de seis meses, e uma etapa posterior de produção de um inventário em formato de instrumento de pesquisa acompanhado de uma indexação provisória do acervo.
Bolsista: Sylvia Nemer - A literatura de cordel como veículo de comunicação dos grupos sociais populares Coordenadora: Rachel Valença
Bolsista: Jorge Valentim - Revisitações literárias: as fontes primárias portuguesas na biblioteca de Rui Barbosa Coordenador: José Almino de Alencar
Publicada em 11/01/2006 | | |
Veja também > conhecimento em Ciência e Tecnologia | Publicada em 11/01/2006 |