III Seminário de Gestão de Documentos
Dias 12 e 18 de novembro, a partir das 14h, na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa. O III Seminário de Gestão de Documentos abordará o tema “Repositório arquivístico digital confiável: aspectos políticos, arquivísticos e tecnológicos de sua implantação”. Entrada franca.
O Repositório arquivístico digital confiável (RDCARQ) é um ambiente de gestão, preservação e acesso aos documentos arquivísticos e seus metadados, que necessita de complexa infraestrutura política, tecnológica e arquivística para sua implantação.
A produção de documentos arquivísticos em suporte digital, especialmente aquela institucionalizada pelo poder público (com o projeto do Processo Eletrônico Nacional) é um caminho sem volta para o crescimento vertiginoso da documentação em suporte eletrônico. Adiciona-se a isso as bases de dados para disponibilização de informações sobre o acervo arquivístico e os objetos digitais que o compõe.
O uso do suporte eletrônico nos documentos das instituições públicas brasileiras vem, em muitos casos, acompanhado da justificativa de aumentar a celeridade das atividades administrativas e de diminuir o espaço físico de armazenamento ocupado com o papel.
Entretanto, a discussão essencial em torno do documento arquivístico com suporte digital é sobre a sua preservação e o instrumento mais adequado para solucionar essa realidade é o Repositório Digital Arquivístico Confiável.
Nesse sentido, o presente evento consiste num espaço de discussão de ideias e troca de experiências, com vista à promoção da reflexão sobre os aspectos políticos, arquivísticos e tecnológicos da implantação de um RDCARQ, visando a construção de cenários de cooperação, para que os repositórios arquivísticos tornem-se uma realidade na administração pública brasileira.
::Programação
12 de novembro
14h/14h50 - Conferência de Abertura Videoconferência - Dr. Miguel Ángel Márdero Arellano (Coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital. CARINIANA)
14h50/15h30 – “RDC-Arq e a dimensão da preservação digital” - Alex Pereira de Holanda (Membro da Equipe de Documentos Digitais da Coordenação de Gestão de Documentos do Arquivo Nacional)
15h30/16h10 – “A gestão e a preservação de documentos arquivísticos digitais na Fiocruz: experienciando o desafio” - Karina Veras Praxedes dos Santos Gagliano (Coordenadora do Grupo de Trabalho de Gestão e Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais da Fundação Oswaldo Cruz)
16h10/16h40 – Debate e encerramento
18 de novembro (Aberto para todos os servidores da FCRB)
14h30/15H – Apresentação dos resultados parciais da pesquisa em gestão de Documentos Digitais - Ana Paula (Bolsista da FCRB)
15h/15h30 - Atendimento ao usuário da Gestão de Documentos - Thiago Rodrigues e Luiz Baltazar
15h30/16h30 – Atualização de ferramentas do SEI e orientação aos usuários - Bianca Panisset e Andreia Magalhães
::Organização
Serviço de Arquivo Histórico e Institucional e PPGMA/FCRB
Publicada em 07/11/2019 | | |