Mariana Rodrigues, mestre pelo PPGMA, foi ganhadora do Prêmio ‘SOS Azulejo 2018’ A mestre Mariana Rodrigues, formada pelo Programa de Pós-graduação em Memória e Acervo (PPGMA) da Fundação Casa de Rui Barbosa, teve sua dissertação premiada no quesito “trabalho científico” do Prêmio ‘SOS Azulejo 2018’. A cerimônia de entrega aconteceu no dia 23 de maio, no Palácio Fronteira, em Lisboa, Portugal. A dissertação intitulada “Os azulejos portugueses do Museu do Açude: um diálogo entre coleção e arquitetura”, com orientação da Profa. Dra. Ana Maria Pessoa dos Santos, está disponível no acervo digital da Fundação Casa de Rui Barbosa no link: http://bit.ly/2wmZUsX.
A iniciativa do Projeto SOS Azulejo visa, entre outros objetivos, reconhecer, valorizar, dar visibilidade e fomentar ações de proteção e valorização do patrimônio azulejar português ou de origem e tradição portuguesa.
A professora e arquiteta Dora Alcantara (ex-Iphan e especialista em azulejos), uma das integrantes da banca examinadora da ex-aluna, também foi uma das premiadas da noite.
O mestrado profissional em Memória e Acervos se insere no Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa e tem como objetivo promover uma formação ampla, conceitual e prática para profissionais com formações diversificadas, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico, a apropriação de ferramentas e instrumentos que contribuam para o autodesenvolvimento, para atuar na área de acervos e memória.
Saiba mais no site: http://antigo.casaruibarbosa.gov.br/mestrado/
Fotos: Manuel Coutinho
Publicada em 27/05/2019 | | |