Pensar a imprensa
Na quinta-feira, dia 16/05, às 17h, a série “Pensar a Imprensa” organiza a palestra “Eu sei Tudo: ideologias em disputa na revista ilustrada” com a palestrante Andrea Casa Nova Maia, do Instituto de História da UFRJ. Na sala de cursos, com entrada é franca.
::Ementa
A revista “Eu sei Tudo” circulou no Brasil entre 1917 e 1958 e seu conteúdo enciclopédico apresentava literatura, ciência, moda, artes e muita propaganda dos mais variados produtos. Serão analisados os discursos desenvolvidos ao longo do Estado Novo, buscando perceber os limites da censura e da presença do projeto cultural varguista, e as possíveis brechas nas representações presentes que poderiam se contrapor ao projeto hegemônico.
O objetivo é discutir o papel da revista na propagação de determinados padrões de comportamento para a sociedade brasileira, analisando as características da revista em sintonia com às transformações da imprensa da época e o papel da imagem de propaganda e dos textos como difusores não só das ideologias nacionalistas da Era Vargas, bem como a penetração do “american way of life” desde então, sobretudo durante segunda guerra mundial.
"Pensar a Imprensa" é uma série de encontros com pesquisadores que têm como objeto ou fonte de seus trabalhos a imprensa – jornal, rádio, televisão e internet. Uma reflexão sobre a produção acadêmica acerca dos meios de comunicação de massa.
A realização da série é do grupo de pesquisas inscrito do CNPq: “Imprensa e circulação de ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX”, coordenado por Joëlle Rouchou (FCRB), Isabel Lustosa (FCRB), Isabel Travancas (UFRJ) e Tania de Luca (USP).
Publicada em 06/05/2019 | | |