Memória & Informação
A série Memória & Informação apresenta, no dia 29 de agosto, a palestra “A memória das intervenções no Palácio Gustavo Capanema”, ministrada por Francesca Dalmagro Martinelli. O evento acontece na sala de cursos e tem entrada franca.
:: Ementa
Preservar o patrimônio cultural edificado pode exigir ações sobre ele, mais ou menos invasivas, as quais são chamadas intervenções. A palestra abordará questões relativas à preservação da memória das intervenções operadas sobre este patrimônio, tomando o documento, em particular o projeto arquitetônico, como suporte dessa memória. A partir de pesquisa realizada com a documentação arquivística das intervenções no Palácio Gustavo Capanema – edifício-sede do antigo Ministério da Educação e Saúde, tombado pelo IPHAN como marco da arquitetura moderna brasileira –serão apontados os limites e possibilidades de utilização do registro documental nesses processos.
:: Sobre a palestrante
Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Atuou como arquiteta no setor de Urbanismo da Fundação Oswaldo Cruz, como pesquisadora junto à Coordenação-Geral de Pesquisa e Documentação do IPHAN e como servidora na Superintendência do IPHAN Sergipe.
Publicada em 16/08/2018 | | |