Rui Barbosa

Educação em Museus Casas Históricas

 

Autor Data de Inclusão
(1)Magaly Cabral 10/11/2006


O presente texto tem por objetivo tecer algumas reflexões sobre o propósito educacional da casa-museu histórica, considerando algumas das ferramentas que auxiliam no seu processo de comunicação com o público e com que objetivos são empregados.

Como todos sabemos, todo e qualquer museu possui três funções básicas: a preservação, a investigação e a comunicação. Na função preservação estamos compreendendo a seleção e a aquisição de bens culturais; na função investigação compreendemos a documentação - base necessária para que a investigação aconteça - e, na função comunicação, as diversas ações que vão ser realizadas para dialogar com o público: ações educativas programadas para qualquer faixa etária, exposições, publicações, home page, programa multimídia, etc.

As três funções possuem o mesmo peso dentro do museu, embora saibamos que, em determinados momentos ou mesmo por razões de escolha, muitas vezes uma função exerça predomínio sobre as outras, o que é de se lamentar, pois empobrece o museu. Assim, partindo do pressuposto de um museu que programe suas ações buscando desenvolver as três funções de forma solidária, sem que haja um reducionismo, vou me deter na função comunicação.

 

 

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