Referências

Bibliografia sobre o tema

Sites de temas relacionados

Sites de temas relacionados

Estão relacionadas fontes de pesquisa úteis para o aprofundamento dos temas abordados: livros e revistas sobre paisagismo, e sites relacionados a Glaziou, ao paisagismo no século XIX, e a associações e grupo de pesquisa.


Projeto para jardim do Palácio Imperial de Petrópolis, não realizado


Projetos realizados por Glaziou

Exposition Universelle (1889), verbete da Wikipedia sobre a exposição.

Exposition Universelle (1889) de Paris, comentário sobre a exposição francesa em site produzido pela FAU/UFRJ sobre exposições internacionais e, em especial, sobre a Exposição Internacional de 1922.

Fundação Parques e Jardins, site da organização municipal responsável para conservação do patrimônio natural urbano do Rio de Janeiro, com seção dedicada à Glaziou.

Passeio Público, site dedicado à historia do primeiro parque ajardinado do Brasil.

Paris Exposition of 1889, site da Prints and Photographs Division da Library of Congress sobre a exposição.

Artigos

A reconstrução virtual do antigo Passeio Público de Mestre Valetim: metodologia de pesquisa, de Naylor Barbosa Vilas Boas.

Missão Cruls. "Carta de Auguste Glaziou a Luís Cruls, 1894"
A questão ambiental no Distrito Federal, SEBRAE/DF, 2007, p. 123-125.

Missão Cruls. Notícia sobre botânica aplicada pelo Dr. A. Glaziou, 1896 (texto em pdf) The realities and potentialities of Brasilia's landscapes: from the forgotten myths to the invention of the world heritage (pdf, 2.56 MB)

Glaziou e o Lago Paranoá, Sérgio Kempers de Moraes Abreu.

"O Parque da Praça da República", Noronha Santos. Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 8, 1944, p. 102-163. (pdf, 1,99 MB)

"Os jardins da Chácara do Challet - uma análise da atuação de Glaziou em Nova Friburgo", Camila Dias Amaduro.

"O parque do barão de São Clemente e o jardim de Glaziou", de Cláudio Piragibe, p. 72-81. In: Anais II Encontro Luso-Brasileiro de Museus Casas, 2008 (pdf, 700 KB)

"Passeio Público", Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte e Província do Rio de Janeiro para o ano de 1862. Rio de Janeiro, Eduardo & Henrique Laemmert, 1862, p. 313 e 314.

"Traços Biográficos", Noronha Santos, Noronha Santos. Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 8, 1944, p. 164-172. (pdf, 261 KB)


Urbanização de Paris

Georges Eugène Haussmann, prefeito de Paris responsável por sua remodelação.

Jean-Charles Alphand, verbete do Wikipédia sobre engenheiro responsável pelas reformas de Paris no século XIX.

Eugène Belgrand, verbete do Wikipédia sobre engenheiro auxiliar pelas reformas de Paris no século XIX.

Jean-Pierre Barillet-Deschamps, Jardinier en chef du Service des Promenades et Plantations de la Ville de Paris por ocasião da reforma Haussmann.


Estudos botânicos

Auguste de Saint-Hilaire, verbete do Wikipédia sobre o botânico, naturalista e viajante francês, que percorreu o Brasil de 1816 a 1822, quando recolheu informações sobre o uso das plantas na medicina, na alimentação e na indústria.

Le Muséum national d'Histoire naturelle, museu francês, criado em 1793, voltado para o estudo, a preservação de coleções, a formação de pesquisadores e a difusão da cultura científica, nas áreas da história natural, do mundo vegetal e mineral. Tem, dentre suas atribuições, a manutenção do jardim botânico Jardim das Plantas (Jardin de Plantes).


Grupos e associações

Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, instituição, criada em 1976, dedicada à promoção do arquiteto paisagista.

ICOMOS - Conselho Internacional de Monumentos e sítios, organização internacional não governamental dedicada à promoção da teoria, metodologia e tecnologia aplicadas à conservação, proteção e valorização de monumentos e sítios. Mantém comitês nacionais no países membros da UNESCO, sendo que o comitê brasileiro, o ICOMOS - Brasil, foi instituído em 1964.

História do paisagismo, grupo de pesquisa, criado em 2004, voltado para o estudo e o debate do paisagismo como "forma de criação artística, inserida no cotidiano da população, que expressa o contexto histórico, social, cultural e econômico de uma sociedade".


Fundação Casa de Rui Barbosa

Conheça a visita virtual do jardim do Museu Casa de Rui Barbosa e outros sites relacionados a jardins no portal da Fundação Casa de Rui Barbosa.

créditos | Fundação Casa de Rui Barbosa