Introdução


AUGUSTE GLAZIOU (The Natural History Museum Picture Library)

DESENHO BOTÂNICO DA GLAZIOVA BAUHINIOIDES Angiosperma da família Bignoniaceae. O nome do gênero, Glaziova, é uma homenagem ao botânico e paisagista Auguste F. M. Glaziou.

Instalada em meio a um jardim do século XIX, de grande valor histórico e artístico, tombado pelo IPHAN, a Fundação Casa de Rui Barbosa tem buscado não somente aperfeiçoar sua prática de manutenção e conservação desse patrimônio natural, mas também colaborar no incentivo à realização e divulgação de pesquisas e estudos sobre o paisagismo desse período.

Este site é resultado dessa iniciativa, e contou com a parceria da Biblioteca Nacional e do Arquivo Nacional, e a colaboração de várias instituições, pesquisadores e profissionais, relacionados nos créditos, aos quais reiteramos os nossos agradecimentos.

"Glaziou, o paisagista do império" tem como contexto a introdução, no decorrer do século XIX, de um novo conceito urbano, apoiado em critérios de higienização, funcionalidade e embelezamento, que orientou a expansão das grandes cidades. Segundo esses novos preceitos, há a valorização das áreas verdes e a implantação de parques e jardins sob a influência do modelo inglês, onde se adotam caminhos sinuosos que escondem recantos pitorescos e privilegiam pontos de vista diferentes, entre lagos, pontes, caramanchões, pavilhões, estufas e esculturas.

Esse novo modelo foi introduzido no Brasil especialmente por intermédio das obras de Auguste François Marie Glaziou (1833 – 1906), o botânico francês que aqui chegou em 1858, para atuar intensamente por 35 anos na construção e reforma de jardins e parques.

Nesse período, a partir de meados do século XIX, se estabeleceu o culto do jardim, provocando o surgimento de novos campos profissionais, como os serviços de jardineiros e floristas, e o comércio de produtos relacionados, por meio de lojas especializadas que vendem não somente sementes e plantas nacionais e importadas, mas ainda ornamentos para atender às demandas de decoração das áreas domésticas.

"Glaziou, o paisagista do império" apresenta resumo biográfico, cronologia das realizações e os principais projetos desse notável projetista, bem como aponta outras referências – sites, livros, artigos e documentos –, na expectativa de contribuir para novos estudos sobre o tema.

créditos | Fundação Casa de Rui Barbosa