De 29 a 31 de agosto de 2018, das 10 às 18 horas.
O Seminário Internacional Eisenstein #5: Cinematismos, organizado por Flora Süssekind, Tânia Dias (ambas da Pesquisa em Filologia da FCRB) e Vanessa Teixeira de Oliveira (UNIRIO), é dedicado aos cinematismos na arquitetura, na música, na literatura, no teatro, nas artes plásticas; e a visões renovadas sobre o legado artístico e teórico do cineasta.
Como nas edições anteriores, procura-se pensar o trabalho do cineasta em montagem permanente com a criação em geral, a cultura e a ciência produzidas no Brasil. Para Serguei Eisenstein, pensar o cinema é pensá-lo em relação com outras artes e com diversas manifestações da cultura humana. Daí o termo “cinematismo”, neologismo eisensteiniano criado para tratar do cinematográfico fora do cinema.
O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia. Aqueles que desejarem, serão concedidos certificados de participação. As conferências em língua estrangeira terão tradução simultânea para o português.
Programação completa:
Dia 29/08
10h - Abertura do Seminário
Conferência de Dominique Chateau (Université Paris 1 Panthéon Sorbonne
Institut ACTE (Paris 1-CNRS)): Eisenstein: l’invention du concept de montage. Le Kabuki modèle du cinéma ou le cinéma modèle du Kabuki? (Eisenstein: a invenção do conceito de montagem. O Kabuki como modelo do cinema ou o cinema como modelo do Kabuki?)
14h- Mesa CINEMATISMOS
Lívia Flores (UFRJ): Como fazer cinema sem filme? - parte 2
Ednei de Genaro (UFMS): Paisagens da crítica em Farocki: do montar dialético ao transindividual
Katia Maciel (UFRJ): Transcinemas
Mediação: Tadeu Capistrano (UFRJ)
16h - Mesa CINEMATISMOS/ARQUITETURA
João Masao Kamita (PUC-Rio): Narrativas fílmicas da arquitetura
Elena O'Neil (UERJ): Carl Einstein: uma abordagem original da teoria da arquitetura
Otavio Leonidio (PUC-Rio): Promenade Architecturale e Cinematismo: entre arquitetura e cinema
Mediação: Larissa Cardoso Feres Elias (UFRJ)
18h
Exibição de trechos inéditos de Que Viva México!, de Serguei Eisenstein, seguida de conversa com a pesquisadora Elena Vogman (Freie Universität Berlin)
Dia 30/08
10h- Conferência de Elena Vogman (Freie Universität Berlin): Ecstasy as Method or Eisenstein’s Lay Anthropology (Êxtase como Método ou a Antropologia de Leigo do Eisenstein)
14h - Conferência de Philippe-Alain Michaud (Centre Georges Pompidou): Octobre, le film non-joué et la peinture d’histoire (Outubro, o filme não atuado e a pintura da história)
15h30 - Mesa CINEMATISMOS/TEATRO
Marília Guimarães Martins (UNIRIO/UFRJ): “Morre protagonista do documentário Estamira”: a vida na fissura entre a personagem fílmica e a teatral
Raquel Tamaio (UNIRIO): O enquadramento da janela e a experiência do observador: do olhar sem corpo à inscrição do corpo em Là-bas de Chantal Akerman
Larissa Elias (EBA/UFRJ): Evocações de Peter Brook: imagens do cinema de Alain Renais
Mediação: Inês Cardoso Martins Moreira (UNIRIO)
17h30- Mesa CINEMATISMOS/LITERATURA
André Vallias (Refazenda): Poema em movimento
Franklin Alves Dassie (UFF): Cinematismos/babilaques
Júlia Studart (UNIRIO): Gestos para produzir assombros
Mediação: Tânia Dias (Fundação Casa Rui)
Dia 31/08
10h - Conferência de Elena Vogman (Freie Universität Berlin): Dance of values. Eisenstein’s Capital Project. (Dança de valores. O Projeto Capital de Eisenstein)
13h30 - Conferência de Luiz Fernando Ramos (USP): A ideia de cena em Gordon Craig; revisões, antevisões e reverberações
15h- Mesa CINEMATISMOS/MÚSICA:
Luiza Beatriz Alvim (UFRJ): Assincronismos X correspondências entre música e imagem a partir dos textos de Sergei Eisenstein
Marcelo Carneiro de Lima (UNIRIO): Metamontagem como processo de composição audiovisual no video-música
Taiyo Jean Omura (Soundpainting): Cine concertos com Soundpainting
Mediação: Vanessa Teixeira de Oliveira (UNIRIO)
17h - Mesa CINEMATISMOS/ARTES PLÁSTICAS
Anna Bella Geiger: A videoarte enquanto arte
Analu Cunha (UERJ/Parque Lage): Os descompassados também têm um coração
Luiza Baldan: A imagem no fim
Milton Machado (UFRJ): Rastros de estrela cadente sobre minha retina
Mediação: Natália Quinderé (UFRJ)
Realização: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UNIRIO), Fundação Casa de Rui Barbosa, Consulat Général de France à Rio de Janeiro / Institut Français Brasil.
Apoio: Núcleo de Investigações em Estética e Teoria do Teatro (NIETT)
Publicada em 22/08/2018
| |