Memória & Informação 2017 Abaixo você encontra palestras apresentadas no ciclo Memória & Informação, dedicado à divulgação de estudos e pesquisas nas áreas de preservação, tratamento e difusão de bens culturais. Este ciclo é promovido quinzenalmente pela Fundação Casa de Rui Barbosa, de março a dezembro. “Videoclipe: música, imagem e revolução na cultura pop” (YouTube). Os jornalistas Rodolfo Abreu, Roberto Lúcio Barbosa e Diego Castro recebem os especialistas: Ronald Villardo (O Globo), Jodele Larcher ( diretor de videoclipes) e Ivana Bentes (ECO/UFRJ). 21 de novembro. "Qualidade do ar e microclima: relações e interferências na preservação da Coleção Miscellanea Curiosa" (YouTube). Jandira Flaeschen (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais, pela Universidade Estácio de Sá, 2007. Mestra em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia, pelo MAST, 2017). 25 de outubro. "As humanidades Digitais e a (re)produção do conhecimento: sobre extensões, visibilidades e memória" (YouTube). Ricardo Pimenta (Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC); Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ)). 27 de setembro. As Humanidades Digitais são um campo auto-reflexivo cuja aplicação das tecnologias digitais atuam na intermediação da informação científica para a produção e circulação do conhecimento. Mais ainda, parte de uma cultura digital hiperconectada e estética capaz de influenciar a produção do conhecimento e a cultura visocêntrica contemporânea e que trazem consigo a condição e o cenário no qual se moldam grosso modo o futuro das ciências humanas. "O Conceito de História de Walter Benjamin e a Peste da Pós-verdade" (YouTube). Marco Schneider (pesquisador associado do Ibict. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI-IBICT/UFRJ. Coordenador do PPGCI-Ibict/UFRJ no biênio 2017-2018). 13 de setembro. A palestra irá concentrar sobre algumas relações éticas entre informação, verdade e liberdade. Não é fácil definir a verdade e a liberdade. Por outro lado, não é difícil estabelecer o que não são: mentira e opressão. O fascismo é um exemplo extremo do que a verdade e a liberdade nunca podem ser. Com base nessas premissas, articula-se o conceito de história, de Walter Benjamin, a metáfora de Camus sobre o bacilo da peste e o fascismo, e o conceito tomista da verdade, para melhor criticar o fenômeno da pós-verdade, talvez um renascimento das práticas de informação fascistas. "Livros manuscritos de irmandades religiosas de leigos da capitania de Minas Gerais no século XVIII: materiais e técnicas" (YouTube). Walmira Costa (licenciada em Letras /UFMG, bacharel em Comunicação Social /PUC/MG, especialista em História da Arte e da Cultura /UFMG, mestre em Edição de Texto pela UNL/FCSH (Portugal) e doutora em História pela UFMG. Atualmente, desenvolve projetos individuais e em parceria nas áreas de história do livro, história da arte técnica, diplomática, paleografia, crítica textual, e comunicação em museus). 5 de julho. "Repensando objetos da coleção de cerâmicas do Museu Casa de Rui Barbosa" (YouTube). Juliana Assis Nascimento (Professora do Instituto de História da UFRJ e doutoranda em História Social pela mesma instituição. Mestra em Conservação Preventiva do Patrimônio pela Université Paris 1 Panthéon – Sorbonne e Mestra em História e Crítica da Arte pela UFRJ). 21 de junho. “Memória Incógnita: nós, a sociedade-moda e a distopia informacional" (YouTube). Ricardo M. Pimenta (Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/IBICT do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação/MCTIC; professor permanente do programa de pós-graduação em Ciência da Informação - PPGCI/IBICT-UFRJ e líder do grupo de pesquisa Informação, Memória e Sociedade - IMeS/IBICT. 7 de junho. Em meio à aceleração tecnológica e informacional, produzimos mais e mais dados e informações onde a sociedade hipermoderna é marcada pela dependência dos objetos técnicos capazes de intermediar nosso processo de construção do conhecimento, onde a relação com a memória ganha novos contornos e questionamentos. Plataformas digitais, redes sociais, visualização de dados, big data, digital tools, entre outros recursos, que utilizamos cada vez mais de forma ordinária, nos colocam novas incógnitas. Como nos relacionaremos com o conhecimento e a memória? Saber, ver e ser está diretamente relacionado ao “poder” de esquecer (e apagar), de lembrar (recuperar) em uma cultura visuocêntrica. :: “O arquivo de Leon Eliachar: arquivos pessoais e tipologias documentais” (YouTube). Luis Felipe Dias Trotta (graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro /UniRio e em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGArq). Atualmente é servidor da Fundação Casa de Rui Barbosa na função de Técnico em Ciência e Tecnologia no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira). 31 de maio. Exame de relação entre arquivos pessoais e teoria arquivística, tendo como campo empírico o arquivo do humorista Leon Eliachar, que está sob a guarda do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB). Pretende-se expor a trajetória biográfica de Leon, ressaltando sua importância para o humor brasileiro das décadas de 1960 a 1980 e compreender a construção do seu arquivo, relacionando-o com a discussão do tema das tipologias documentais.
:: “A encadernação contemporânea e sua relação com a conservação” (YouTube). Sol Rébora (designer de encadernação). 10 de maio. No processo de criação de uma encadernação com desenho contemporâneo, com critério de conservação, a escolha de estruturas e recursos técnicos são o ponto de partida. Somam-se a eles certas condições práticas indispensáveis em função de resguardar o critério estético do livro, que desde sua edição está acompanhado por um pensamento de forma e cor baseado no texto. :: “Conservação-restauração da luneta nº 10783 de Bamberg, do acervo MAST” (YouTube). Márcia Pinheiro Ferreira (mestre em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia pelo MAST). 26 de abril. Este estudo de caso, que está no âmbito do programa de conservação do sítio histórico de observação do céu desenvolvido pelo MAST, trata de um exemplar de luneta meridiana acotovelada de Bamberg, cuja intervenção curativa seria feita simultaneamente à restauração de seu pavilhão onde é preservada. No entanto, além de localizar algumas partes dela dissociadas no passado, a pesquisa para construção de sua trajetória de uso revelou considerável carga simbólica em algumas das peças de reposição e em alguns dos danos sofridos pela luneta. :: "Os desafios da preservação e exposição de obras de arte: o caso do acervo Piranesi na Biblioteca Nacional" (YouTube). Gilvânia Faria de Lima (Conservadora-restauradora de acervos em papel. Chefe do Centro de Conservação e Encadernação da Biblioteca Nacional. Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais da FGV). 12 de abril. :: "As encadernações de 1850 a 1890 presentes na coleção da Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro: um estudo de caso do livro “ Coleção de cabeças de personagens ilustres” (YouTube). Guilherme Alves da Costa Xavier ( Bacharel em Conservação e Restauração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Teve experiência profissional no âmbito de livros raros durante estágio supervisionado pela Fundação Biblioteca Nacional de 2011 a 2013. Foi bolsista de extensão PIBEX de agosto de 2013 a fevereiro de 2014, tendo experiência na catalogação, diagnóstico e acondicionamento de documentos em suporte papel pertencentes à Faculdade Nacional de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atualmente é funcionário da Fundação Casa de Rui Barbosa no cargo de Técnico em C&T, tendo especialidade em obras em suporte papel). 29 de março. :: "Cassino da Urca: passado, presente e futuro de um patrimônio carioca – do Hotel Balneário ao centro de inovação do IED-Rio" (YouTube). Fabio Palma (diretor do Istituto Europeo di Design do Rio de Janeiro / IED-Rio). 15 de março.
Publicada em 16/03/2017 | | |
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