Procurar  
  • principal
  • > textos on-line
  • > edições
  • como chegar à Fundação >>

    notícias >>

    receba por e-mail o informe quinzenal >>

    catálogo de edições à venda >>

    acervos & preservação


    As edições digitais sobre acervos e preservação, disponíveis em formato pdf ou DocRead, cuja leitura ou download necessita dos respectivos plugins, que podem ser acessados nos seguintes links: Adobe Reader e DocReader.


    Anais dos seminários sobre museus-casas

    :: Anais do I Seminário sobre Museus-Casas, 1995 (DocReader)
    Evento realizado em comemoração aos 65 anos de fundação do Museu Casa de Rui Barbosa, em agosto de 1995, foi o 1º. seminário sobre essa tipologia museológica. Na ocasião, foram reunidos profissionais de todo o país para discutir os limites de atuação, os desafios enfrentados e as soluções propostas para otimizar o funcionamento dessas instituições.

    :: Anais do II Seminário sobre Museus-Casas, 1996 (DocReader)
    Em continuidade às reflexões iniciadas em 1995, foi realizado, em agosto de 1996, o segundo seminário, com o tema Comunicação e educação, atividades consideradas fundamentais no desenvolvimento dos museus. Palestras, grupos de trabalho e workshops compuseram agenda evento, que contou, inclusive, com a participação de uma especialista inglesa, a curadora Alison Heath.

    :: Anais do III Seminário sobre Museus-Casas, 1998 (DocReader)
    Com a proposta de analisar o complexo problema da conservação – tanto de instalações quanto de acervos – foi realizado, em agosto de 1998, o III seminário sobre museus casas. As discussões abordaram principalmente a implantação de projetos de conservação preventiva e de controle ambiental no Museu Casa de Rui Barbosa, e a possibilidade de adotação pelas instituições similares de programas de trabalho da mesma natureza.

    :: Anais do IV Seminário sobre Museus-Casas, 2000 (DocReader)
    O IV Seminário sobre museus casas foi realizado em agosto de 2000, em comemoração aos 70 anos de Fundação do Museu Casa de Rui Barbosa. Pesquisa e documentação foi o tema debatido neste seminário, que teve como discussões principais a produção do conhecimento e as possibilidades de comunicação nos museus casas.

    :: Anais I Encontro Luso-Brasileiro de Museus-Casas, 2006 (pdf, 690 KB)
    O l Encontro Luso-Brasileiro de Museus Casas: Espaço, Objeto e Museografia, foi realizado de 14 a 16 de agosto de 2006, por ocasião das comemorações do 76° aniversário do Museu Casa de Rui Barbosa e contou com o apoio do Icom-BR, do Demhist, do Departamento de Museus e Centros Culturais (Demu) / Ministério da Cultura e da Fundação Eva Klabin. Neste presente documento estão reunidas as transcrições das palestras e comunicações apresentadas no evento.

    :: Anais II Encontro Luso-Brasileiro de Museus-Casas, 2008 (pdf, 700 KB)
    A presente edição reúne a transcrição das palestras e comunicações apresentadas no II Encontro Luso-Brasileiro de Museus Casas: Jardins Privados do Século XIX, realizado de 12 a 14 de agosto de 2008, promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa, com o apoio da Faperj.

    :: Anais do III Encontro Luso-Brasileiro de Museus Casas: espaço, memória e representação, 2010 (pdf, 3,71 MB)
    O encontro, realizado de 10 a 13 de agosto de 2010, na Fundação Casa de Rui Barbosa, contou com a presença de pesquisadores binacionais que possuem como objeto de estudo a casa, em diferentes perspectivas, com ênfase nos aspectos relacionados aos interiores.

     

    Anais do Seminário Nacional de Turismo e Cultura

    :: 
    Anais do I Seminário Nacional de Turismo e Cultura, 2016 (pdf, 18,8 MB)
    O encontro, realizado nos dias 10 e 11 de maio de 2016, na Fundação Casa de Rui Barbosa, contou com a presença de pesquisadores das áreas do turismo e da cultura para a discussão de temas comuns aos dois campos, tais como o patrimônio, o lazer e a hospitalidade.

     

    Cadernos de Pesquisa em Acervos & Preservação

    :: Cadernos de Pesquisa em Acervos & Preservação 1, 2011 (pdf, 2,75 MB)

     

    Edições sobre preservação

    :: Biodeterioração do patrimônio histórico documental: alternativas para eliminação e controle (pdf, 1.86 MB), Dra. Milagros Vaillant Callol (Rio de Janeiro: MAST/FCRB, 2013) 
    :: Biodeterioro del patrimonio histórico documental: alternativas para su erradicación y control (pdf, 1.22 MB), Dra. Milagros Vaillant Callol (Rio de Janeiro: MAST/FCRB, 2013)

    As questões relacionadas com a biodeterioração constituem aspectos de grande importância no campo da conservação do patrimônio cultural. Em edição bilíngue espanhol e português, o presente estudo, de autoria da cientista e professora cubana Dra. Milagros Callol, introduz o tema, abordando seus principais aspectos: os materiais das coleções documentais, os fatores de deterioração, os agentes biológicos e sua ação nas coleções e métodos de combate. Além da versão digital, disponíveis nos sites na FCRB e do MAST, há versão impressa, para cessão a bibliotecas e instituições culturais e de ensino mediante solicitação.


    Edições dos Colóquios A Casa Senhorial: Anatomia dos Interiores 

    :: Caderno de Resumos do II Colóquio Internacional A Casa Senhorial: Anatomia dos Interiores, 11 a 13 de agosto de 2015 (pdf, 611 KB)

    :: Anais do II Colóquio Internacional A Casa Senhorial: Anatomia dos Interiores, 11 a 13 de agosto de 2015. (pdf, 39 MB)

    :: Caderno de Resumos do III Coloquio Internacional A Casa Senhorial: Anatomia dos Interiores, 16 e 17 de junho de 2016 (pdf, 703 KB)

    :: Actas do III Coloquio Internacional A Casa Senhorial: Anatomia dos Interiores , 16 e 17 de junho de 2016. (pdf, 5.10MB)

    :: Caderno de Resumos do IV Colóquio Internacional A Casa Senhorial: Anatomia dos Interiores, 7 a 9 de junho de 2017 (pdf, 3,47 MB)

    :: Anais do IV Colóquio Internacional A Casa Senhorial: Anatomia dos Interiores, 7 a 9 de junho de 2017. (pdf, 61 MB)

    :: Caderno de Resumos do V Colóquio Internacional A Casa Senhorial: Anatomia dos Interiores, 6 a 8 de junho de 2018 (pdf, 9.28 MB)

    :: Caderno de Resumos do VI Colóquio Internacional A Casa Senhorial: Anatomia dos Interiores, 4 a 6 d ejunho de 2019 (pdf, 4.53 MB)



    Edições dos Encontros de Gestores de Jardins Históricos

    :: Jardins históricos: a cultura, as práticas e os instrumentos de salvaguarda de espaços paisagísticos (pdf, 8.76 MB)
    Reúne os trabalhos selecionados pela Comissão Científica do IV Encontro de Gestores de Jardins Históricos.

    :: Jardins históricos: gestão e preservação do patrimônio paisagístico (pdf, 7.78 MB)
    Reúne ensaios dos conferencistas e palestrantes do fórum IV Encontro de Gestores de Jardins Históricos. 

    :: Jardins Históricos: Intervenção e valorização do patrimonio paisagistico (pdf, 9.19 MB)
    Reúne as comunicações apresentadas no V Encontro de Gestores de Jardins Historicos, 2016.


     

     

     



    Publicada em 02/08/2008
    Imprimir
    Voltar ao alto


    Veja também
    > sobre Rui Barbosa | Publicada em 22/08/2008
    > catálogos e relatórios | Publicada em 20/04/2007
    > edições | Publicada em 12/03/2005
  • informe
  • |
  • perguntas frequentes
  • |
  • termos de uso
  • |
  • mapa do site
  • |
  • sobre o site
  • |
  • contato
  • |