Perspectivas em conservação preventiva
A edição de dezembro da série “Perspectivas em conservação preventiva” acontece dia 05/12, às 17 horas, e será uma mesa redonda com lançamento do livro As Edificações no tempo: olhares sobre a conservação. Com a presença das palestrantes Claudia Carvalho, Fabio di Mauro, Mirza Pellicciotta e Marcia Mathias Rizzo. O evento acontece na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa com entrada gratuita.
:: EMENTA:
As edificações no tempo: olhares sobre a conservação nasceu das salas de aula do Museu de Arte Sacra de São Paulo. Mais precisamente, de dois cursos organizados pelo arquiteto Fabio Di Mauro e pela historiadora Mirza Pellicciotta, entre os anos de 2014 e 2015, para tratar da temática da conservação de bens históricos edificados. Com 37 capítulos redigidos por 40 profissionais de diferentes campos de conhecimento (arquitetura, engenharia, história, biologia, química, física, administração, artes, agronomia, geologia, entre outros) e áreas de atuação (docência, pesquisa, gestão pública, conservação, restauro); este livro aborda os desafios da preservação com atenção sobre os processos, materiais e técnicas de construção (entendidas numa perspectiva temporal), problemáticas de valorização, viabilidade e gestão da conservação.
Com a participação dos organizadores e de dois autores, vamos conhecer de forma mais detalhada a trajetória de construção desta obra, assim como debater suas contribuições para o campo da conservação preventiva. Alguns exemplares do livro serão sorteados entre os participantes interessados, oferecidos pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo.
:: PALESTRANTES:
Claudia Carvalho: arquiteta, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo. É docente dos cursos de Mestrado Profissional em Memória e Acervo da FCRB, Preservação de Acervos de C&T do MAST e Projeto e Patrimônio da FAU-UFRJ. Foi servidora do quadro da FCRB de 1992 a 2019, onde implantou e coordenou o Plano de Conservação Preventiva do Museu Casa de Rui Barbosa.
Fabio Di Mauro: arquiteto e construtor com 30 anos de experiência; idealizador e coordenador de estudos, cursos, projetos e atividades no campo da conservação de acervos e bens históricos edificados (desde 2013).
Mirza Pellicciotta: historiadora, mestre e doutora em história (Unicamp) com 20 anos de atuação no campo da preservação do patrimônio; idealizadora e coordenadora de estudos, cursos, projetos e atividades no campo da conservação de acervos e bens históricos edificados (desde 2013).
Marcia Mathias Rizzo: licenciada em educação artística (FAAP), pós-graduada em História da Arte (CENAP-FAAP), mestre em Físico-Química (IQ-USP) e doutora em Química Analítica (IQ-USP) com pesquisa na área de ciências ligada à conservação e restauração do patrimônio artístico cultural. Docente do curso de graduação em Conservação e Restauro da UFRJ e sócia acionista da MRIZZO Restaurações Ltda. Publicada em 26/11/2019 | | |