Memória & Informação
A série quinzenal “Memória e Informação” promove na quarta-feira, dia 13/11, às 14h30, a conferência Um jornal vibrante, uma arma do povo: cada urna é uma tribuna, cada carta um dever do cidadão que será ministrada por Amanda Britto Siqueira Ribeiro (PPGMA/FCRB). A entrada é franca.
:: Ementa
A Última Hora, jornal fundado por Samuel Wainer em 1951, abriu espaço para a participação popular com a coluna Fala o Povo na Última Hora que recebia os bilhetes dos leitores com reclamações de problemas de saneamento básico, saúde, transporte, distribuição alimentos entre outros assuntos. Os repórteres e fotógrafos da Última Hora iam às praças públicas e colhiam depoimentos nas urnas instaladas nos principais pontos do Rio de Janeiro para receber correspondências encaminhadas diariamente ao jornal. O autor da coluna, Renato de Castro, tinha os bilhetes dos reclamantes como material bruto e, a partir daí, construía uma narrativa incluindo elementos de ironia e da linguagem popular. A apresentação será resultado da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos (PPGMA/FCRB).
:: Sobre a palestrante
Foi aprovada no concurso público da Fundação Casa de Rui Barbosa em 2014 e, no ano seguinte, convidada a trabalhar no Gabinete da Presidência. Em 2018, foi nomeada ao cargo de confiança de assistente da Presidência. Tem sido responsável pela Assessoria de Comunicação, concomitantemente com as atividades administrativas. Em agosto de 2019, recebeu o título de mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos, cuja a dissertação foi orientada por Joëlle Rouchou
Publicada em 07/11/2019 | | |