Saiba Mais >>|
Curso “O tempo como duração: quatro historiadores franceses” – por Marcos Veneu ![]()
O Instituto Rui Barbosa de Altos Estudos em Cultura promove o curso “O tempo como duração: quatro historiadores franceses” com a ministração do pesquisador Marcos Veneu (FCRB), durante quatro segundas-feiras no mês de outubro e novembro, das 15h às 17h30. As inscrições são gratuitas com o limite de 15 vagas. Confira a lista de alunos inscritos
Pós-graduandos, mestres e doutores fazem parte do público preferencial, sendo cinco vagas reservadas para o público geral até o dia 30 de setembro.
Inscrições pelo e-mail: irbaec@rb.gov.br.
Programa:
A rediscussão do conceito de tempo na historiografia ligada ao movimento dos Annales: a ideia do tempo como duração, de inspiração bergsoniana, e sua incorporação pelos historiadores Marc Bloch, Lucien Febvre, Fernand Braudel e Philippe Ariès.
7 de outubro
Henri Bergson e a ideia de “duração”; Émile Durkheim e o “tempo social”.
14 de outubro
Os fundadores dos Annales: Marc Bloch, Lucien Febvre e o tempo.
21 de outubro
Fernand Braudel e o esquema das três durações.
4 de novembro
Philippe Ariès e os tempos da história.
Publicada em 19/09/2019 | | | |||
|
Veja também > Ministro da Cultura participa de cerimônia na FCRB | Publicada em 27/02/2015 > Projeto de Revitalização e Restauração do Jardim Histórico da Casa de Rui Barbosa | Publicada em 25/02/2015 > fevereiro | Publicada em 02/02/2015 > Um domingo na Casa de Rui Barbosa | Publicada em 22/01/2015 > Música no Museu | Publicada em 21/01/2015 > Exposição "Folhetos de cordel portugueses: coleção Arnaldo Saraiva" | Publicada em 12/12/2014 |