Pensar a imprensa
Na quinta-feira, dia 15/8, às 17h, a série “Pensar a Imprensa” organiza a palestra “Sexta-feira sangrenta no Daily Herald” com a pesquisadora Ana Maria Mauad, do Departamento de História da UFF. Na sala de cursos com entrada franca.
O “Daily Herald” foi um jornal inglês de tendência socialista publicado entre 1912 e 1964, seu arquivo fotográfico encontra-se sob a guarda do Museu de Ciência e Mídia, localizado na cidade de Bradford. Nele encontram-se pastas organizadas por países, subdivididas por temas, entre os quais se destaca para essa apresentação a pasta “revolutions, riots, demonstrations”.
Na pasta é possível encontrar sobre o Brasil um conjunto significativo de fotografias sobre os conflitos, que marcaram a história nesse período. Destaca-se para essa apresentação de duas imagens produzidas durante os conflitos estudantis em junho de 1968, no centro do Rio de Janeiro, buscando-se a título de exercício metodológico busca-se traçar a biografia dessas duas fotografias.
::Sobre a palestrante
Professora titular do Departamento de História da UFF, coordenadora da linha de pesquisa Fotografia, Artes e Mídias do LABHOI-UFF, pesquisadora do CNPq e Cientista do Nosso Estado – FAPERJ.
"Pensar a Imprensa" é uma série de encontros com pesquisadores que têm como objeto ou fonte de seus trabalhos a imprensa – jornal, rádio, televisão e internet. Uma reflexão sobre a produção acadêmica acerca dos meios de comunicação de massa.
A realização da série é do grupo de pesquisas inscrito do CNPq: “Imprensa e circulação de ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX”, coordenado por Joëlle Rouchou (FCRB), Isabel Lustosa (FCRB), Isabel Travancas (UFRJ) e Tania de Luca (USP).
Publicada em 01/08/2019 | | |