Lançamento do programa “Escola, Câmera e Ação” da Multirio
A MultiRio, empresa municipal de multimeios da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, realizou hoje, no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, evento de lançamento da série de programas para TV e WEB “Escola, Câmera e Ação”. A abertura contou com uma apresentação musical e a participação da presidente substituta da Fundação Casa de Rui Barbosa, Lucia Maria Velloso de Oliveira, que deu as boas-vindas aos alunos de quatro escolas da rede municipal de educação, e convidou a todos para conhecerem o Museu Casa de Rui Barbosa e a história do patrono da instituição. Participaram também da cerimônia Heloísa Sermund Braz, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação; Maria Inês Zain Brazuna, responsável pela 2ª Coordenadoria Regional de Educação (2ª CRE) e representantes da SMDEI e CTAV. Por fim, o Adolpho Conder, presidente da Multirio, elogiou o trabalho realizado pela equipe de produção da terceira edição do programa que buscou histórias de alunos que estudaram na rede municipal e seguiram para a carreira do audiovisual. “Quem sabe possam sair daqui desse auditório alguns jovens para o setor audiovisual”, comentou Conder.
Além do lançamento do programa, foi divulgado o edital do 1º Festival MultiRio 2019 - Web + Games que pretende mapear dentro das 1.540 escolas as iniciativas de canais educativos nas redes sociais feitos de escolas, de professores e alunos, reconhecendo que as novas plataformas e os novos formatos têm papel importante na linguagem audiovisual aliada à educação para as mídias. É transformar o aluno como protagonista da história, produtor de conteúdo. “A ideia é premiar das melhores iniciativas no aniversário de 25 anos da Multirio e usar os vídeos produzidos pelos alunos dentro dos canais e portais da Multirio. É um novo modelo de educação moderna aproveitando as mídias digitais”, explica o presidente da Multirio.
Sobre o programa
A série Escola, Câmera e Ação promove e dá visibilidade à produção audiovisual escolar. Voltada para adolescentes e jovens, a série, estreia a terceira temporada com episódios de até 13 minutos, mostrando o que os estudantes da rede municipal de ensino carioca têm criado no campo do audiovisual.
Os programas são apresentados pelos próprios estudantes da rede. Promovendo o encontro do público com a linguagem audiovisual. Os alunos assistem e comentam filmes feitos por estudantes de outras escolas municipais.
Sobre o Festival MultiRio 2019
Na Mostra de Games, não competitiva, alunos e professores do Ensino Fundamental das redes pública e privada do município do Rio de Janeiro são convidados a participar e trocar experiências.
O festival conta com as parcerias da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME), da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia do Rio de Janeiro (SMDT) e do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) e da Fundação Casa de Rui Barbosa.
Publicada em 12/07/2019 | | |