Apresentação da pesquisa "Perfil Socioeconômico dos Refugiados no Brasil" Na tarde do dia 17 de junho, aconteceu na Fundação Casa de Rui Barbosa a apresentação da pesquisa Perfil Socioeconômico dos Refugiados no Brasil, realizada em parceria entre o IBGE, FCRB e mais sete universidades espalhadas pelo Brasil. O estudo foi iniciado em 2017 e financiado pelo ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados). O evento contou com falas de Antônio Tadeu de Oliveira (IBGE), Charles P. Gomes (CEDPIR), Adel Bakkour, Bárbara Fernandes, Letícia Castro e Juan Acácio. O Centro de Estudos em Direito e Política de Imigração e Refúgio (CEDPIR – Fundação Casa de Rui Barbosa) ficou encarregado pelo recorte sobre o perfil socioeconômico de refugiados localizados no Rio de Janeiro. Charles P. Gomes, coordenador do CEDPIR, destacou em sua fala a importância desse levantamento de informações precisas para as áreas de pesquisa em migração. “Desde que trabalho com migrações, é que a falta de dados é o grande gargalo. Essa pesquisa, então, nos proporciona isso com um foco principal na inserção do migrante, refugiado no país”, explicou o pesquisador.
Após as apresentações foi exibido o filme ZAATARI, de Paschoal Samora, que documenta o cotidiano no campo de refugiados que se tornou a terceira maior cidade da Jordânia desde a eclosão do conflito armado na vizinha Síria. O resultado da pesquisa nacional está disponível para download no link Perfil Socioeconômico dos Refugiados no Brasil (pdf 5.45 MB) e a palestra pode ser assistida na íntegra no canal no Youtube “Casa Rui Barbosa”.
A Fundação Casa de Rui Barbosa oferece também atendimento jurídico gratuito de solicitantes de refúgio, refugiados e imigrantes. O CEPRI – Casa Rui funciona de segunda à sexta, das 9h às 13h, na rua São Clemente nº 134, em Botafogo, no Rio de Janeiro.
Publicada em 19/06/2019 | | |