Migrações Internacionais
No dia 17/06, a partir das 14h, será apresentado o estudo elaborado pela equipe do CEDPIR com outras sete universidades e o ACNUR intitulado Perfil Socioeconômico dos Refugiados no Brasil. Subsídios para elaboração de políticas. Será exibido também o documentário ZAATARI, com direção de Paschoal Samora.
O evento tem como contexto a Semana Nacional do Refugiado e acontece na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa. A entrada é franca.
Perfil Socioeconômico dos Refugiados no Brasil. Subsídios para elaboração de políticas
Palestrantes: Antônio Tadeu de Oliveira (IBGE), Charles P. Gomes (CEDPIR), Adel Bakkour, Bárbara Fernandes, Letícia Castro e Juan Acácio.
Equipe do CEDPIR junto com outras sete Universidades e o ACNUR, elaboraram o estudo intitulado: “Perfil Socioeconômico dos Refugiados no Brasil. Subsídios para elaboração de políticas". O objetivo do estudo foi elaborar uma análise sobre o perfil socioeconômico dos refugiados no Brasil, especialmente no sentido de fornecer elementos para subsídio de políticas públicas, tornando evidente o processo de integração no Brasil; possíveis choques culturais, barreiras de integração e diferentes formas de interação com a sociedade brasileira. A apresentação tem como foco as experiências, dificuldades e conclusões da realização da pesquisa no Rio de Janeiro.
ZAATARI. Filme documentário. Direção de Paschoal Samora. Apresentação seguida de debate
Em meio à aridez do deserto, 80 mil pessoas tentam renascer depois de serem expulsas de suas casas pela guerra. Parece ficção, mas essa é realidade em Zaatari, o enorme campo de refugiados que se tornou a terceira maior cidade da Jordânia desde a eclosão do conflito armado na vizinha Síria.
Através dos depoimentos de moradores locais, o documentário, revela o dia a dia do lugar e o esforço destas pessoas para superar os traumas e reconstruir suas vidas.
Publicada em 12/06/2019 | | |