Memória & Informação
No dia 05/06, o tema da série quinzenal “Memória e Informação” será “Representação de cartas em arquivos pessoais: uma discussão necessária”. Com a presença de Camilla Campoi de Sobral (UFF), o evento acontece às 14h30, na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa. A entrada é franca.
::Ementa
A palestra apresenta os resultados da dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. A pesquisa investiga a forma como as cartas têm sido representadas nas funções de arranjo e descrição, e discute a abordagem da correspondência pessoal na teoria e prática arquivística. Aponta que a literatura clássica da área em diferentes países aborda a correspondência de forma reticente e recorre à organização dos documentos em forma de epístola sob a rubrica da série correspondência. Os métodos adotados para arranjar e descrever cartas refletem o pensamento consolidado pela área, o que nos permite considerar necessária a discussão sobre as práticas estabelecidas e disseminadas na representação desses documentos.
::Sobre a palestrante
Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/2016 e em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/2014
Publicada em 04/06/2019 | | |