Migrações Internacionais
A série "Migrações Internacionais" promove a temática "Refugiados urbanos, sua distribuição territorial e seu impacto no processo de integração no Rio de Janeiro". Ministrada por Natalia Cidade (Mestre em urbanismo pela UFRJ e pesquisadora Cepedes/FioCruz), a palestra acontece na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa, no dia 17/4, às 15h, com entrada gratuita.
::Ementa
A pesquisa visa contribuir para o aprofundamento do tema dos refugiados urbanos a partir do campo do urbanismo. Nesta perspectiva, pensa-os como habitantes do espaço urbano, tanto em escala global, quanto local, inseridos na dinâmica territorial da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Partindo da hipótese de que se inserem nas dinâmicas de segregação socioterritorial já existentes, ocupando espaços marginais nos quais são invisibilizados, buscou-se desenvolver ferramentas capazes de revelar a presença desses sujeitos no referido território. Nesse sentido, foram desenvolvidos mapas de distribuição territorial de solicitantes de refúgio no Rio de Janeiro entre 1984 e 2017, além de oficinas de mapeamento participativo feitas com pessoas refugiadas, trazendo a perspectiva pessoal de suas vivências no espaço urbano, sugerindo outra escala e ótica de apreensão espacial da questão.
::Sobre a série
O momento de transformações da dinâmica migratória internacional e o crescente destaque desta temática na política brasileira revelam a importância dos estudos na área. O objetivo da série é promover o debate entre pesquisadores de diferentes formações acadêmicas, buscando sempre trazer palestrantes com uma abordagem interdisciplinar sobre o tema migrações internacionais. Publicada em 08/04/2019 | | |