Pensar a Imprensa
A série mensal “Pensar a Imprensa” promove no dia 11/4, às 17h, a palestra “Jornalismo em Tempos Modernos - Olavo Bilac e a imprensa no Brasil de 1900”, ministrada por Marta Sherer (UFSC). O evento acontece na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa com entrada franca.
::Ementa
Apresenta-se aqui uma aventura pelas crônicas de Olavo Bilac, esse conhecido tão desconhecido, para refletir sobre a vida de imprensa no limiar entre os séculos 19 e 20 no Brasil. Através da leitura de dezenas de textos, busca-se traçar relações para entender o jornalismo que então se constituía como elemento motriz de uma sociedade em (trans) formação. Em seus escritos sobre jornais e jornalistas, o cronista explicou e explicitou o funcionamento e a importâncias dos veículos de comunicação no momento exato que se firmavam como símbolo da vida moderna. Com sua escrita metalingüística, ofereceu ao público de sua época – e da nossa - a possibilidade de conhecer os bastidores da vida de imprensa com todos seus meandros. Nessa compilação de textos escritos pelo jornalista Bilac buscou-se, para além de um movimento de resgate, gerar reflexões para outra leitura da imprensa e do país de ontem e hoje. Ao expor um legado produzido durante a Belle Époque brasileira, é objetivo ajudar a compreender melhor a imprensa de um mundo que, mais de um século depois, influência de forma cabal o tempo em que vivemos.
"Pensar a Imprensa" é uma série de encontros mensais com pesquisadores que têm como objeto ou fonte de seus trabalhos a imprensa – jornal, rádio, televisão e internet. Uma reflexão sobre a produção acadêmica acerca dos meios de comunicação de massa.
A realização da série é do grupo de pesquisas inscrito do CNPq: “Imprensa e circulação de ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX”, coordenado por Joëlle Rouchou (FCRB), Isabel Lustosa (FCRB), Isabel Travancas (UFRJ) e Tania de Luca (USP).
Publicada em 26/03/2019 | | |