VI Seminário de Museologia Experimental Nos dias 29 e 30 de novembro, o grupo de pesquisa “Museologia Experimental e Imagem” (MEI/UNIRIO) promove a 6ª edição do Seminário de Museologia Experimental, com o tema “Saindo da Reserva: re-apresentando a diversidade nas coleções de museus”. A programação do evento acontecerá em três locais: Fundação Casa de Rui Barbosa, Oi Futuro Flamengo e Parque Lage. As inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 25/11 através do formulário. A realização do evento busca promover trocas e aprendizados em grupos de trabalho de acordo com três eixos temáticos voltados para a discussão sobre os meios de construirmos a representatividade nas coleções de museus, tendo como base a Pesquisa, a Conservação e a Comunicação. Principalmente desde a década de 1970, e mesmo antes, as discussões em torno da função social dos museus envolvendo a representação social da diversidade cultural, de gênero, sexualidade, etnia e etc., vêm gerando reflexões críticas no campo museológico. Porém, olhando para as três funções primordiais dos museus – a pesquisa, a conservação e a comunicação – e suas implicações contemporâneas na produção de sentidos, ainda podemos levantar questões sobre o papel social dos museólogos frente aos desafios de re-interpretar e re-apresentar a diversidade a partir das coleções musealizadas.
Os objetivos do seminário são: re-pensar criticamente as práticas museológicas no presente, observando as funções primordiais dos museus de pesquisar, conservar e comunicar; fomentar o debate sobre Teoria Queer, gênero e sexualidade no campo museológico brasileiro; e discutir a importância da representatividade da diversidade nas exposições museológicas.
As comunicações aprovadas serão apresentadas durante o evento e os textos aprovados por pareceristas especializados poderão ser oportunamente publicados em obra digital organizada pelo Grupo MEI.
Publicada em 21/11/2018 | | |