Procurar  
  • principal
  • > notícias
  •  Saiba Mais >>

    Assessoria de Comunicação >>

    receba o informe quinzenal por e-mail >>

    eventos: programação da Fundação >>

    serviços oferecidos pela Fundação >>

    como chegar à Fundação >>

    Memória & Informação


    Clique na foto para ampliar

    No dia 14 de novembro, às 14h30, a série quinzenal “Memória & Informação” promove a palestra “Editar livros, sonho de livreiro: os Zahar na história do livro universitário no Brasil (1940-1960)”. Ministrada por Fabiano Cataldo (UniRio), a palestra acontece na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa com entrada gratuita.

    ::Ementa
    A palestra é um recorte da tese de doutorado “Editar livros, sonho de livreiros: os Zahar e o livro no Brasil (1940-1970)”. A proposta será apresentar os contextos e as trajetórias da Livrarias Editoras Reunidas (LER) e da Zahar Editores, dois negócios capitaneados pelos irmãos Jorge, Ernesto e Lucien Zahar no campo do livro para público dos cursos superiores no Brasil. Buscaremos problematizar a formação de um mercado editorial especializado em livros universitários nas áreas de ciências humanas e sociais, entre os anos de 1940 a 1960. A metodologia desta pesquisa assentou-se nos recortes de jornais da época e na reconstrução do catálogo da editora Dois Pilares para compreender sua história. Nossa análise evidenciou as atuações e participações dos Zahar em dois momentos cruciais para o livro país, o livro importado e a tradução.
     
    ::Sobre o palestrante
    Bibliotecário/UniRio, doutor em História/Uerj, mestre em Memória Social/UniRio e professor adjunto de História do Livro e das Bibliotecas e Políticas de Preservação de Acervos Bibliográficos na Universidade do Rio de Janeiro.
     


    Publicada em 30/10/2018
    Imprimir
    Voltar ao alto


    Veja também
    > História e culturas urbanas | Publicada em 15/09/2017
    > "O poeta na vã guarda de seus textos”, dentro da disciplina: “Análise e Representação da Informação Documentária e a Pesquisa em Acervos Literários" | Publicada em 14/09/2017
    > Palavra por Palavra | Publicada em 13/09/2017
    > Encontro "A Grande Guerra: impactos no Brasil e no mundo" | Publicada em 12/09/2017
    > Informação, documentos, arquivos e repositórios em saúde | Publicada em 12/09/2017
    > Migrações Internacionais | Publicada em 12/09/2017
    > Seminário de apresentação de bolsistas | Publicada em 12/09/2017
    > III Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura/CEPCC | Publicada em 11/09/2017
    > setembro | Publicada em 08/09/2017
    > Palestra e lançamento do livro "Viver em rede: formas emergentes de dádiva" | Publicada em 04/09/2017
    > Palavra por Palavra | Publicada em 01/09/2017
    > Perspectivas em conservação preventiva | Publicada em 30/08/2017
    > Memória & Informação | Publicada em 23/08/2017
    > Memória & Informação | Publicada em 23/08/2017
    > VIII Encontro de Arquivos Científicos | Publicada em 07/06/2017
    > Concurso de Bolsas de Iniciação Científica 2017 | Publicada em 02/06/2017
    > Concurso do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na área da Cultura 2017 | Publicada em 01/06/2017
  • informe
  • |
  • perguntas frequentes
  • |
  • termos de uso
  • |
  • mapa do site
  • |
  • sobre o site
  • |
  • contato
  • |