Pensar a imprensa
Neste mês a série “Pensar a Imprensa” promove, no dia 11/10, às 17h, a palestra “Crítica de Arte e Imprensa” com a presença da professora e pesquisadora Vera Lins (UFRJ/CNPq) e do professor André Soares Vieira (UFSM). O encontro acontece na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa com entrada franca.
:: Ementa
A crítica de artes plásticas está ausente da imprensa hoje. No entanto, ela tem um longo percurso nos jornais e revistas do Rio de Janeiro. Retomando os artigos de um dos nossos primeiros críticos atuantes, Gonzaga Duque, publicados em jornais como O Paiz, Diário de Notícias e O Globo e revistas como Kosmos e Fon-fon, entre outros, vamos falar um pouco de sua crítica de artes na belle-époque carioca, de 1882 a 1911. Depois, dando um salto, veremos os textos de um crítico do final do século XX, Wilson Coutinho, no Jornal do Brasil, já no final da presença da crítica de artes na imprensa da cidade. Ambos são críticos ensaístas, que constroem uma reflexão sobre a arte do momento em que escrevem.
"Pensar a Imprensa" é uma série de encontros com pesquisadores que têm como objeto ou fonte de seus trabalhos a imprensa – jornal, rádio, televisão e internet. Uma reflexão sobre a produção acadêmica acerca dos meios de comunicação de massa.
A realização da série é do grupo de pesquisas inscrito do CNPq: “Imprensa e circulação de ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX”, coordenado por Joëlle Rouchou (FCRB), Isabel Lustosa (FCRB), Isabel Travancas (UFRJ) e Tania de Luca (USP).
Publicada em 01/10/2018 | | |