Memória & Informação
No dia 10 de outubro, às 14h30, na sala de cursos, a série quinzenal “Memória & Informação” promove a palestra “O método destrutivo: ruínas em construção e cadáveres”, ministrada pela historiadora da arte Daniele de Sousa Machado (UFRJ). A entrada é franca.
:: Ementa
Este trabalho se propõe a uma reflexão metodológica na história da arte: pelas vias do silêncio, uma pesquisa que busca pelo seu objeto ao invés de partir de um objeto determinado, que se propõe a uma reorientação nos padrões estabelecidos em relação ao objeto, a obra de arte, a preservação e a gestão, onde o método destrutivo e as suas conseqüentes ruínas em construção e seus cadáveres, são inerentes para pensar histórias das artes brasileiras, que não se pretende a unidade, que sabe que a única possibilidade são reflexões incompletas, opera realocando as ocupações simbólicas das matérias da sociedade.
:: Sobre a palestrante
Historiadora da Arte/UFRJ e Mestranda em Estudos Contemporâneos das Artes/UFF onde desenvolve a dissertação “Construtivismo Latino-Americano na Modernidade Periférica: Método Destrutivo, Ruína em Construção”. É Curadora do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica e Diretora Geral da Revista Desvio.
Publicada em 28/09/2018 | | |