Entre os dias 15 e 17 de agosto, das 9 às 18 horas, o auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) recebe o colóquio “Imprensa, moda e mulher: trânsitos, circulação e trocas”. O evento é gratuito e para participar não é necessário realizar inscrição.
Dia 16 de agosto, às 18 horas, houve o lançamento de dois livros: "Estilo urbano - modos de vestir na primeira metade do século XX no Rio de Janeiro da autora Maria Cristina Volpi e "A Ilustração (1884-1892) Circulação de textos e imagens entre Paris, Lisboa e Rio de Janeiro" da autora Tania Regina de Luca.
O grupo de pesquisa “Imprensa e circulação de ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX” (CNPq), realizador do colóquio, escolheu como tema a relação entre a Imprensa, a Moda e a Mulher, para o seu terceiro encontro anual, devido ao crescente reconhecimento da temática para além do vestuário, englobando também o gosto, a sensibilidade de uma época, a produção, circulação de ideias e de cultura material entre lugares diferentes.
Com foco exclusivo na mídia impressa – sobretudo as revistas ilustradas, femininas e feministas –, o evento busca instigar a reavaliação do passado, presente e futuro do jornalismo de moda brasileiro, a partir do exame das revistas sobre o tema ou dos jornais ou revistas com conteúdo de moda como suporte para relações transcontinentais, das complexas redes de encontros e de partilha de conhecimentos, redes estas em constante expansão ainda hoje.
8h45 - 9h |
Abertura Protocolar |
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9h - 10h |
Conferência 1 |
Retrato de jornal – a mulher machadiana na imprensa: leitora e personagem
Marta de Senna (FCRB).
Moderação de Ana Cláudia Suriani da Silva
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10h - 10h30 |
Intervalo |
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10h30 - 12h30 |
Mesa 1 |
Moda, circulação, transnacionalização |
12h30 - 14h |
Almoço |
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14h - 16h |
Mesa 2 |
Moda, novos comportamentos femininos na Belle
Époque
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16h - 16h30 |
Intervalo |
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16h30 - 18h |
Mesa 3 |
Feminismo, Imprensa
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16/08
9h -10h |
Conferência 2 |
Imprensa feminina e feminista no Brasil: a história possível
Constância Lima Duarte (UFMG)
Moderação: Ana Cláudia Suriani da Silva
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10h - 10h30 |
Intervalo |
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10h30 - 12h30 |
Mesa 4 |
Moda, publicidade, comércio, técnica
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12h30 - 14h |
Almoço |
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14h - 16h |
Mesa 5 |
Imprensa, visualidades femininas
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16h - 16h30 |
Intervalo |
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16h30 - 18h30 |
Mesa 6 |
Vestuário, imprensa
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17/08
9h - 10h40 |
Mesa 7 |
A revista A Estação (1879-1904) |
10h40 - 11h |
Intervalo |
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11h - 12h30 |
Mesa 8 |
Experiências femininas, imprensa |
12h30 - 14h |
Almoço |
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14h30 - 16h30 |
Mesa 9 |
Corpo, Vestuário |
16h30 - 17h |
Intervalo |
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17h - 18h |
Conferência 3 |
Moda, gênero e os usos da imagem em "O Espírito das Roupas" de Gilda de Mello e Souza" Maria Claudia Bonadio (UFJF)
Moderação de Cláudia de Oliveira
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18h - 18h30 |
Encerramento |
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Composição das mesas
Mesa 1 – Moda, Circulação, Transnacionalização
moderador: Antônio Herculano Lopes
25 minutos por comunicação, 20 minutos de debate – total 2 horas
1. Ana Cláudia Suriani da Silva (University College London) – O conceito de moda: uma construção transnacional
2. María Isabel Baldasarre (Universidad Nacional de San Martín) – Fantasías parisienses. Moda, comercio y publicidad en Buenos Aires a la vuelta del siglo XIX
3. Maria Lucia Bueno (UFJF) – A internacionalização do campo da moda a partir das revistas na primeira metade do século XX
4. Tânia Regina de Luca (Unesp/Assis) – A moda na Ilustração e no Le Monde Ilustrée: apropriações
Mesa 2 – Moda, Novos Comportamentos Femininos
moderador: Marcos Veneu
25 minutos por comunicação, 20 minutos de debate – total 2 horas
5. Cláudia de Oliveira (UFJF) – Rendas e gravatas: moda, identidade e gênero na imprensa ilustrada carioca (1900-1914)
6. Joana Monteleone (Unifesp) – A jupe-culotte na imprensa brasileira da Belle Époque: vestimenta, gênero e tabu
7. Ricarda Musser (Instituto Ibero-Americano de Berlim) – A Senhorita, a moda e a emancipação
8. Silvia Maria de Azevedo (Unesp/Assis) – A Revista Feminina e a moda em tempos de Guerra (1914-1918)
Mesa 3 – Feminismo, Imprensa
moderador: Rosane Feijão
4 comunicações de 15 minutos, 30 minutos de debate – total 1h 30 minutos
9. Gabriela Soares Cabral (UFJF) – Tônia Carrero como modelo de identificação: imagens de feminilidade
10. Isadora Marília de Moreira Almeida (UFJF) – O movimento Riot Grrrl, a moda e suas repercussões na imprensa norte-americana e brasileira
11. Laise Lutz Condé de Castro (UFJF) – A imprensa feminista brasileira: discussões acerca do vestuário e da aparência feminina no jornal Mulherio
12. Paola Sarlo Pezzin (UFES) – As falsas divindades da beleza na década de 1920: magia e encantamento contra o pecado da feiúra
Mesa 4 – Publicidade, Comércio, Técnica
moderador: Joelle Rouchou
25 minutos por comunicação, 20 minutos de debate – total 2 horas
13. Carolina Morgado Pereira (UFRJ) – Vestidos-objetos de Olly Reinheimer: análise e repercussão na mídia impressa da exposição realizada no MAM-RJ em 1969
14. Madson Luis Gomes de Oliveira (UFRJ) – A arte e a técnica de Sophia Jobim nas páginas da Revista da Semana
15. Mara Rubia Sant’Anna-Mulleer (UDESC) – Sapatos para que ti quero: anúncios publicitários, catalogação e discussão
16. Teresita Garabana (Universidad Nacional de San Martín) – París en Latinoamérica: moda femenina, figurines y publicidad en el último tercio del siglo XIX
Mesa 5 – Imprensa, Visualidades Femininas
moderador: Mara Rúbia Sant´Ana
25 minutos por comunicação, 20 minutos de debate – total 2 horas
17. Avelino Romero (UNIRIO) – A música de braços com a moda – mulheres compositoras na imprensa oitocentista (Rio de Janeiro, 1852-1902)
18. Débora Pires Teixeira (UFRRJ) – Moda, gênero e trabalho: um estudo sobre a representação feminina nos anos 1980
19. Priscila Nina Fernandes (USP) – Intimidade cosmopolita: o uso do espartilho no Brasil e nos Estados Unidos
20. Renata Pitombo Cidreira e Henrique Sena (UFRB) – Jornalismo de moda e visualidades femininas nas revistas ilustradas de Salvador no início do século XX
Mesa 6 – Vestuário, Imprensa
moderador: Maria Lucia Bueno
25 minutos por comunicação, 20 minutos de debate – total 2 horas
21. Camila Borges da Silva (UERJ) – Indumentária no pós-independência: o papel da “mulher patriótica” segundo os jornais do Primeiro Reinado e início da Regência
22. Everton Vieira Barbosa (UFF) – O que os olhos não veem, o corpo não veste: a moda impressa no Rio de Janeiro (1852-1855)
23. Marissa Gorberg (FGV/RJ) – Moda e cigarro nos anos 1920
24. Rosane Feijão (pesquisadora independente) – Os primeiros cem anos da moda na imprensa carioca
Mesa 7 – A revista A Estação (1879-1904)
moderador: Ana Cláudia Suriani da Silva
25 minutos por comunicação, 25 minutos de debate – total 1h 40 minutos
25. Maria Cristina Volpi (UFRJ) – A revista A Estação e a moda do uso de penas, flores de penas e aves: aspectos das transferências culturais entre Europa e América do Sul
26. Maria de Fatima da Silva Costa Garcia de Mattos (Centro Universitário Moura Lacera) – Entre modas e bordados nas páginas da revista A Estação (1879-1904)
27. Maristela Novaes (UFG) – A Estação: um testemunho da cultural visual da Belle époque na difusão das técnicas de construção de roupas
Mesa 8 – Experiências Femininas
moderador: Marissa Gorberg
4 comunicações de 15 minutos, 30 minutos de debate – total 1h 30 minutos
28. Aline Carneiro Nascimento (Sociedade Civil Esportiva Jockey Club Brasileiro) – As facetas de uma saia: experiências femininas e relações de gênero no Rio de Janeiro da Primeira República
29. Heloísa Leite Amada (UNICAMP) – Moda e espetáculo urbano na Belle Époque: a mise-en-scène feminina das páginas da revista Kosmos
30. Guilherme Domingues Gonçales (USP) – Moda à emancipação: moda e comportamento feminino no Brasil da década de 1850
31. Ramona Lindsey Rodigues Mendonça (UERN) – Das modas às tintas: representações do feminino nas propagandas da revista Anuário das Senhoras (1934-1958)
Mesa 9 – Corpo, Vestuário
moderador: Cláudia Mesquita
25 minutos por comunicação, 25 minutos de debate – total 1h 40 minutos
32. Ana Claudia L. F. Lopes (Universidade Candido Mendes) – “Assumptos Femininos”: a moda no Correio da Manhã nos anos 1920
33. João Dalla Rosa Júnior (SENAI CETIQT) – O corpo feminino sob uma ótica feminina: as experiências do olhar nas revistas de moda
34. Júlia Mello (UFRJ) – Corpos enxutos, corpos desnudos: a moda na imprensa ilustrada carioca e a disseminação de uma nova estética corporal (1920-1940)
35. Priscila Rezende Carvalho (USP) – Colagens da Belle Époque: consumo, cultura material e vestígios da moda no Brasil através de uma coleção privada da revista francesa La Mode Illustré