Migrações Internacionais
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove no dia 21 de maio, às 18 horas, a palestra "Nakba: 70 anos de refúgio palestino", ministrada por Gabriel Mathias Soares (Rede Educacional por Direitos Humanos em Palestina-Israel), Mirian Alves de Souza (Núcleo de Estudos do Oriente Médio) e Pedro Ferraracio Charbel (Rede Educacional por Direitos Humanos em Palestina-Israel). A entrada é franca.
A Rede Educacional pelos Direitos Humanos na Palestina/Israel (FFIPP-Brasil) e a Centro de Estudos de Direito e Política de Imigração e Refúgio (CEDPIR) convidam todos para o debate sobre a Nakba e os refugiados palestinos, a fim de refletir acerca deste acontecimento e sua importância para compreender a realidade atual de violações de Direitos Humanos de palestinos refugiados, assim como a população palestina em Israel, na Cisjordânia e em Gaza.
:: Al-Nakba (em árabe “A Catástrofe”) é o nome dado pelos palestinos para os eventos que culminaram na criação do Estado de Israel em 1948, envolvendo a expulsão de ao menos 700 mil palestinos e a destruição estimada de mais de 400 vilas palestinas. O ano de 2018 marca os 70 anos desta data central para a história, a memória coletiva e a resistência palestina. Até hoje milhões de refugiados palestinos persistem em reivindicar seu direito de retorno previsto pela Resolução 194 da ONU (11/12/1948).
:: Sobre os palestrantes
Gabriel Mathias Soares
Mestre em Estudos Árabes pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é membro da Rede Educacional por Direitos Humanos em Palestina-Israel (FFIPP- Brasil) e doutorando em História pela USP;
Mirian Alves de Souza
Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Antropologia da UFF e pesquisadora do Núcleo de Estudos do Oriente Médio (NEOM);
Pedro Ferraracio Charbel
Coordenador latino-americano do Comitê Nacional Palestino de BDS (BNC). Mestrando na Universidade de São Paulo (USP) em Sociologia. Foi um dos membros-fundadores da Rede Educacional por Direitos Humanos em Palestina-Israel (FFIPP).
Publicada em 16/05/2018 | | |