Revue Artelogie 10 - Após a paisagem: a arte, o registo e a representação da natureza na América-Latina de hoje
 A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) realiza a mesa-redonda “Revue Artelogie 10 - Após a paisagem: a arte, o registo e a representação da natureza na América-Latina de hoje”, no dia 7 de agosto, às 18 horas, no auditório. O evento, com entrada franca, tem como eixo central os temas presentes na revista Artelogie 10, lançada recentemente na França:
- Deslocamentos e apropriação de modelos culturais, especificamente artísticos;
- Historiografia crítica de representações da natureza latino-americana, cartografia de artistas, curadores e gestores no campo das artes, atentos à consciência ecológica.
A mesa é organizada pela pesquisadora Ana Pessoa (FCRB) e será apresentada pela pesquisadora Monica Velloso (FCRB) com os seguintes temas e debatedores:
:: Experiência e representação da natureza.
Jacques Leenhardt, (EHESS) - editor da revista, sociólogo de arte. O autor trata de temas da estética e da evolução deste campo disciplinar vinculado à percepção individual sobre o mundo sensível. Suas indagações dirigem-se às possibilidades ou iniquidades de uma estética urbana e sustentável na contemporaneidade.
:: Paisagens do Sul: discursos críticos e historiográficos.
Maria Jose de Azevedo Marcondes (arquiteta e professora em teoria das artes/Unicamp). Análise crítica de obras de arte em Mostras de Arte Contemporânea recentes a partir de uma perspectiva pós-colonial da cultura.
:: A forma entre a cultura e a natureza: a obra de Daniel Mangrané.
Daniel Steegmann Mangrané. O artista visual realiza uma releitura de suas obras na qual questiona a separação moderna entre natureza e cultura. Publicada em 10/07/2017 | | |