Perspectivas em conservação preventiva
 A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove, no dia 3 de agosto, às 17 horas, a palestra "Residências Modernas no Rio de Janeiro: Duas Casas de Affonso Eduardo Reidy", ministrada pela arquiteta Marta Cristina Guimarães. A conferência integra a série intitulada “Perspectivas em conservação preventiva”, organizada pelo Núcleo de Preservação Arquitetônica – CMI/FCRB.
Serão apresentadas as residências unifamiliares que compõem um importante conjunto no universo da arquitetura moderna
brasileira, no qual os arquitetos encontravam possibilidades de experimentações de formas, materiais e técnicas. As duas casas projetadas por Affonso Eduardo Reidy para ele e sua companheira, a engenheira Carmen Portinho, destacam-se em meio aos projetos do arquiteto, assim como no conjunto da produção arquitetônica moderna residencial unifamiliar no Rio de Janeiro. No entanto, foram vítimas da falta de reconhecimento como patrimônio moderno a ser preservado. Este trabalho é parte da dissertação “Patrimônio Moderno e Delito: Duas Casas de Affonso Eduardo Reidy”, defendida em 2016 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Marta Cristina Guimarães é mestre em Arquitetura pela FAU/UFRJ, na linha de pesquisa de Gestão e Preservação de Espaços Preservados. Atua como arquiteta no escritório Astorga Arquitetura e Restauração, desenvolvendo projetos de restauração arquitetônica e como arquiteta bolsista da FAPERJ no projeto de restauração da futura sede da Instituição.
Publicada em 10/07/2017 | | |