Sala onde se realizavam os saraus. Rui era grande apreciador de música, freqüentava os espetáculos de temporada lírica e D. Maria Augusta tocava piano.
Nesta sala apresentaram-se importantes músicos brasileiros como Antonita Rudge, Bebê de Lima Castro, Magdalena
Tagliaferro, Guiomar Novais, Cláudia Muzzi e Gigli.
A mobília da sala foi adquirida na Inglaterra, durante o período do exílio.
Atenção: Caso não consiga visualizar a visita virtual, clique no logo ao lado para baixar e instalar o software necessário
Sala Buenos Aires
Em 1916, Rui foi nomeado embaixador extraordinário e plenipotenciário para representar o Brasil nas comemorações do primeiro centenário da independência argentina. Na ocasião, pronunciou a conferência conhecida como "O Dever dos Neutros", de repercussão internacional, na qual defendia o princípio de que a neutralidade não deve ser confundida com indiferença e impassibilidade.
Peças importantes :: Piano de meia cauda marca C. Bechstein, Alemanha (século XIX). :: Banqueta para piano. O assento, de couro, foi pirogravado por Baby, filha caçula de Rui. :: Cadeira estilo Queen Anne, com assento de tapeçaria original, Inglaterra. :: Conjunto de sofá e cadeiras de mogno, com alguns assentos de veludo estampado ainda originais, Inglaterra (século XIX). :: Estante para partituras musicais, Inglaterra (século XIX). :: Entre as janelas, par de vasos de porcelana e bronze, decorado com cenas de batalhas das guerras napoleônicas, estilo Império, Manufatura Imperial de Sèvres, França, autor Poitevin, G. (século XIX).