Sala Constituição
Homenagem à atuação de Rui na primeira Constituição Republicana, de 24 de fevereiro de 1891. Ministro da Fazenda do Governo Provisório, foi encarregado de rever o projeto constitucional. Modificou-lhe então, a redação e a estrutura.
A possibilidade de ver instalada sua biblioteca foi um dos motivos que atraíram Rui para a compra da casa. Ao longo dos 28 anos em que nela viveu, a biblioteca aumentou e ocupou outros cômodos.
Composta de obras gerais e volumes sobre história universal, ciências, literatura, filosofia, direito e ainda obras sobre homeopatia, fenômenos psíquicos e oceanografia, a biblioteca de Rui totaliza cerca de 37 mil volumes.
Atenção: Caso não consiga visualizar a visita virtual, clique no logo ao lado para baixar e instalar o software necessário
Peças importantes :: Estantes de imbuia, feitas sob medida, a maior delas com as iniciais RB.
:: Escrivaninha em estilo neogótico, na qual Rui trabalhou durante a revisão do projeto da Constituição, em 1891. Ladeando a escrivaninha, quatro cadeiras de couro, estilo mobiliário nacional português.
:: Mesa gate-leg, com tampo dobrável.
:: Mesa usada por Rui para a leitura diária dos jornais. Sobre ela, conjunto Tiffany's Studio, composto por pasta mata-borrão, da linha Abalone, e tinteiro da linha Zodiac, além de um abajur (século XX).
:: No cavalete, aquarela de Gustave Hastoy representativa da assinatura do projeto da Primeira Constituição Republicana.