BIOGRAFIA

Por Roberto Benjamin

Severino Milanês da Silva, pernambucano de Bezerros (18 de maio de 1906 - Vitória de Santo Antão, 1956/1967) tanto era bom no improviso da cantoria, quanto nos romances, e  alguns deles ficaram imortalizados na memória popular, visto sua predileção pelas histórias de amor e de príncipes e princesas de reinos imaginários.

Entre suas obras estão o Romance do príncipe Guidon e o cisne branco; Gilvan e Ricardina no Reino das Violetas, O príncipe do Barro Branco e a princesa do Reino do Va- Não-Torna; As três princesas encantadas; História do príncipe do Limo Verde e a princesa Ivanete etc.

Nesse ponto, teve influência direta de Leandro Gomes de Barros, herdeiro e recriador do acervo tradicional europeu, que nos chegou da Península Ibérica pela voz dos colonizadores.

Sua produção é bastante diversificada. É autor do Forte Pernambucano, escrito na década de 40, um marco, gênero de poema mais longo realizado pelos poetas de gabinete, isto é, por aqueles que só escreviam e em geral não eram cantadores, ampliando ainda mais seu campo de ação, já que possuía fama de grande repentista e glosador.

Arsenal de guerra

Átila de Almeida e José Alves Sobrinho, organizadores do volume Marcos e vantagens 1 - Romanceiro popular nordestino, afirmam que Milanez teria se referido nesse poema a uma aparelhagem bélica utilizada na Segunda Guerra Mundial.

Apesar dessa atualidade cronológica, do ponto de vista da forma, Milanez ateve-se aos mesmos princípios adotados por seus predecessores na feitura do marco: construir um arsenal de guerra para vencer o rival, cantador como ele, que ousasse se aproximar da obra feita, e que aparece nos versos sob a forma de castelos, fortificações, muralhas etc.

Além disso, consagrou-se no gosto popular com a Peleja de Pinto com Milanez, travada entre ele e outro poeta igual na sina e no nome Severino Lourenço da Silva Pinto, mais conhecido como Pinto do Monteiro, sua ribeira natal e que se tornou peça obrigatória do repertório de qualquer repentista nordestino daí pra frente.

Na Antologia ilustrada dos cantadores, Otacílio Batista e Francisco Linhares referem-se a Monteiro como um gênio do improviso. Mas o duelo não teve vencedores, porque Milanez também compartilhava a mesma fama.

Outras obras de Severino Milanês:

Referências bibliográficas

▪ ALMEIDA, Átila; ALVES SOBRINHO, José. Marcos e vantagens 1: Romanceiro popular nordestino. Campina Grande: Universidade Federal da Paraíba/Universidade do Nordeste,1981.

▪ BATISTA, Otacílio; LINHARES, Francisco. Antologia ilustrada dos cantadores. Edição da Universidade Federal do Ceará, 1982.

▪ BAPTISTA, Francisco Chagas. Cantadores e poetas populares. Paraíba: F.C. Baptista Irmão, 1929.

▪ ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Verbete Pinto de Monteiro. Rio de Janeiro: Instituto Cultural Cravo Albin, 2002. Disponível em: <http://www.dicionariocravoalbin.com.br>.

Texto em formato PDF, 40Kb, 2 páginas.